UECE ganha novos professores e Governo Estadual amplia rede de ensino com mais 29 escolas de tempo integral no Ceará

09/03/2024

Rogério Gomes

Correspondente em Fortaleza

 

Duas boas notícias movimentaram o setor de educação pública nesta semana no Ceará. Mais de 60 novos professores efetivos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) tomaram posse, nesta sexta-feira, dia 8 de março, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Os professores serão lotados em diversas unidades da UECE no interior do Estado.

São 24 docentes para o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região do Inhamuns (CECITEC), 21 para a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (FACISC), 19 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC), 11 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (FECIL) e 10 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC).

Outros 190 professores efetivos, também aprovados no concurso, já tomaram posse e estão atuando em vários cursos das diversas unidades acadêmicas da instituição. Após o concurso realizado em 2022, 275 novos docentes já foram chamados.

O Governo do Ceará também anunciou nesta quinta-feira, dia 7, as 29 escolas estaduais que passaram a ofertar o tempo integral em 2024. “Temos que pensar em uma escola que entenda a nossa juventude por inteiro. O nosso desejo é que as nossas escolas sejam um ambiente de respeito, algo libertador, mas que prepare para a vida. Isso aqui está acontecendo hoje graças ao trabalho de toda a equipe da Seduc”, disse o governador Elmano de Freitas.

As novas escolas em tempo integral estão distribuídas entre 21 municípios: Fortaleza (7), Aracoiaba, Barroquinha, Camocim, Canindé (2), Caririaçu, Farias Brito, Frecheirinha, Ipu, Itatira, Jaguaruana, Jaguaribara, Meruoca, Mucambo, Pacajus, Quixelô, Quixeramobim, Senador Sá, Tamboril, Tauá (2) e Tejuçuoca.

Agora, o Ceará conta com 512 unidades com jornada prolongada, beneficiando 177 mil estudantes. Isso representa 75% da rede. Estão incluídas nesta nova expansão uma Escola Estadual de Educação Profissional, duas Escolas de Ensino Médio e Profissional do Campo e 26 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.  “Nós temos uma história de longo tempo em escolas de tempo integral, desde o governador Cid, algo que avançou com Camilo e Izolda, e agora é tratado fortemente com o governador Elmano, que tem o objetivo da universalização para 2026. O tempo integral para nós é muito valoroso”, completou a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela.

MAIS Notícias
Ceará é confirmado como zona livre de febre aftosa sem vacinação
Ceará é confirmado como zona livre de febre aftosa sem vacinação

Rogério Gomes Correspondente em Fortaleza   Foi publicada, no Diário Oficial da União do último dia 30 de abril, a portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária que confirma o Estado do Ceará como Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação. Além do Ceará, outros...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *