UECE ganha novos professores e Governo Estadual amplia rede de ensino com mais 29 escolas de tempo integral no Ceará

09/03/2024

Rogério Gomes

Correspondente em Fortaleza

 

Duas boas notícias movimentaram o setor de educação pública nesta semana no Ceará. Mais de 60 novos professores efetivos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) tomaram posse, nesta sexta-feira, dia 8 de março, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Os professores serão lotados em diversas unidades da UECE no interior do Estado.

São 24 docentes para o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região do Inhamuns (CECITEC), 21 para a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (FACISC), 19 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC), 11 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (FECIL) e 10 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC).

Outros 190 professores efetivos, também aprovados no concurso, já tomaram posse e estão atuando em vários cursos das diversas unidades acadêmicas da instituição. Após o concurso realizado em 2022, 275 novos docentes já foram chamados.

O Governo do Ceará também anunciou nesta quinta-feira, dia 7, as 29 escolas estaduais que passaram a ofertar o tempo integral em 2024. “Temos que pensar em uma escola que entenda a nossa juventude por inteiro. O nosso desejo é que as nossas escolas sejam um ambiente de respeito, algo libertador, mas que prepare para a vida. Isso aqui está acontecendo hoje graças ao trabalho de toda a equipe da Seduc”, disse o governador Elmano de Freitas.

As novas escolas em tempo integral estão distribuídas entre 21 municípios: Fortaleza (7), Aracoiaba, Barroquinha, Camocim, Canindé (2), Caririaçu, Farias Brito, Frecheirinha, Ipu, Itatira, Jaguaruana, Jaguaribara, Meruoca, Mucambo, Pacajus, Quixelô, Quixeramobim, Senador Sá, Tamboril, Tauá (2) e Tejuçuoca.

Agora, o Ceará conta com 512 unidades com jornada prolongada, beneficiando 177 mil estudantes. Isso representa 75% da rede. Estão incluídas nesta nova expansão uma Escola Estadual de Educação Profissional, duas Escolas de Ensino Médio e Profissional do Campo e 26 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.  “Nós temos uma história de longo tempo em escolas de tempo integral, desde o governador Cid, algo que avançou com Camilo e Izolda, e agora é tratado fortemente com o governador Elmano, que tem o objetivo da universalização para 2026. O tempo integral para nós é muito valoroso”, completou a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela.

MAIS Notícias
Ceará é confirmado como zona livre de febre aftosa sem vacinação
Ceará é confirmado como zona livre de febre aftosa sem vacinação

Rogério Gomes Correspondente em Fortaleza   Foi publicada, no Diário Oficial da União do último dia 30 de abril, a portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária que confirma o Estado do Ceará como Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação. Além do Ceará, outros...

Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois

  O 27º FETAC-Festival de Teatro Amador de Acopiara, será de 04 a 11 de Maio, um resgate do maior festival de teatro do interior, cuja última edição aconteceu em 2018             Considerado o maior festival de teatro amador do interior do Ceará, o Fetac, que já...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *