Acadêmica de Direito cria sebo para incentivar o hábito da leitura e compor renda

23/03/2024

A viagem proporcionada pela leitura leva para qualquer lugar, sem sair do ‘canto’, um dos objetivos de ler um livro e foi essa paixão por livros que fez a jovem acadêmica do curso de Direito, da Universidade Regional do Cariri – URCA, Joicy Galdino, 21, apostar na criação de um sebo, que é a comercialização de livros usados, em bom estado de conservação. O despertar de repassar o prazer da leitura para outras pessoas ajuda também na renda da estudante universitária.

Diante do desafio, a comercialização das primeiras obras começou há cerca de 3 anos. Com um acervo com poucos exemplares, mas rico com seleção de bons autores, grandes obras das mais diversas categorias literárias, é o que prima a empreendedora. “Eu criei o sebo em 2021. A partir do Tik Tok, vi muitos influenciadores falando de suas rotinas, dos livros que estavam lendo e a partir desses vídeos eu pude notar um grande interesse crescente pelo hábito da leitura, principalmente pelo público mais jovem”, foi com esse despertar que Joicy teve a ideia de juntar uma coisa que ama que são os livros com a ideia de criar o sebo. “Justamente é para atender esse público novo que estava surgindo. Então o sebo surgiu nessa ideia de trazer livros com valores acessíveis aqui para o público leitor do Iguatu.”

Segundo a jovem, a relação com a comercialização vem dando certo. “A comercialização é boa. Tem dias que são melhores. É claro que toda venda tem seus altos e baixos, mas eu percebo que o sebo teve uma grande receptividade aqui no Iguatu. Muitas pessoas ainda têm o hábito da leitura. O sebo vem sendo muito bem recebido aqui em Iguatu.”, ressaltou.

Zelo

Caprichosa e zelosa com as obras, Joicy explica que para adquirir a matéria-prima, no caso os livros, ela faz um verdadeiro garimpo. “Tenho alguns fornecedores no Brasil, de Brasília, alguns em São Paulo e tem o próprio pessoal aqui do Iguatu que às vezes me procura para vender os livros que não querem mais. Então eles entram em contato comigo e aí a gente faz essa negociação do preço que eles querem vender e o preço que eu posso comprar. A gente busca trazer os livros para que o leitor encontre os livros bem abaixo do preço de mercado, justamente por ser um sebo eu não posso explorar as pessoas. Eu não posso botar um preço exorbitante. Busco sempre trazer os livros que eu posso vender com o preço abaixo de mercado e em bom estado de conservação”, explicou. “Não adianta a gente está pegando livros abaixo do preço, mas que não esteja em boa qualidade para repassar para o cliente. Então isso nunca vai acontecer com a gente, pois quero trazer os livros que estejam bem conservados em boa qualidade para repassar para o cliente”, ressaltou.

Antes da negociação com os fornecedores, a jovem aponta que tem esse cuidado. Além disso o sebo encontra muitos desafios, quando muitos clientes buscam por obras raras, como conta a jovem. “Eu entro em contato com os meus fornecedores, quando eles conseguem, eles mandam para mim. Um exemplo disso foi um cliente que pediu para encontrar um livro dos Mamonas Assassinas, um livro bem difícil de encontrar, mas demorou um pouquinho. Eu falei com os meus fornecedores e eles conseguiram. Ele ficou muito feliz e até hoje, quando ele me encontra, agradece. Isso é uma coisa que mexe muito comigo, está ajudando na coleção de outros leitores, assim como eu apaixonada por livros”.

Vendas

A comercialização se dá majoritariamente pelo Instagram, mas Joicy passou a levar o acervo para Praça da Matriz aos finais de semana. “A gente começou apenas pelo Instagram. A gente faz entrega ou então o cliente pode fazer a retirada aqui na minha casa. Mas, agora o sebo está participando de eventos, de feirinhas e todo sábado a partir de 18h30, estou na Praça Matriz expondo os livros para que haja oportunidade de quem não segue a página no Instagram poder conhecer o meu trabalho.” A escolha é justamente porque a praça ali no sábado é um ponto de grande movimento. “O pessoal gosta, acha muito interessante. A ideia não é só vender, mas oportunizar a visualização para que as pessoas tomem conhecimento, sigam a gente e quem sabe entrar em contato posteriormente”, comentou Joicy.

As pessoas interessadas em conhecer o sebo, podem encontrar o perfil @sebo_narnia, no Instagram.

MAIS Notícias
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo

A nova temporada do programa “Que Seja Doce” gera expectativa aos espectadores com sua 10ª edição e desta vez uma dupla que despertará a audiência da região. Jefferson Aleff, arquiteto e professor da FASC, e seu parceiro, o chef culinário Mateus Frota, foram...

Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça
Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça

Empresários, moradores e outros usuários do trânsito se manifestaram nesta semana para reclamar sobre uma obra iniciada no início de abril na Av. Dr. Alberico Mendonça, e segundo, os denunciantes, de lá para cá ficou paralisada inviabilizando totalmente o acesso de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *