Alece se envolve nas ações de reforço na segurança das escolas no Ceará

22/04/2023

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

 

Os ataques a escolas ocorridos nos meses de março e abril em vários estados e também no Ceará mobilizaram poder público e sociedade na busca de respostas e ações que resguardassem a comunidade escolar e reforçassem as escolas como local de proteção e desenvolvimento. A Assembleia Legislativa do Ceará se envolve no debate de ações que garantam mais segurança nas escolas públicas e privadas do Estado.

No Poder Legislativo Estadual, deputados apresentaram projetos com foco na violência nas escolas e suas variáveis, comentaram os casos durante as sessões plenárias da Casa, comissões técnicas aprovaram audiências públicas e realizaram reuniões técnicas.

Projetos em tramitação na Assembleia têm como foco a atenção à saúde mental da comunidade escolar, objetivando a prevenção de situações que podem levar à violência ou mesmo à evasão, fator de risco para a vida de muitos jovens.

A deputada Gabriella Aguiar (PSD) é autora do projeto de indicação que determina que as escolas de ensino básico da rede pública e privada disponibilizem atendimento de psicologia e assistência social para erradicação de situações de discriminação e violência.

A implantação do Programa de Atenção Psicossocial nas escolas do Ceará, para prevenção, suporte técnico, atividades e projetos de saúde mental, foi proposta pelo deputado Guilherme Sampaio (PT).

Após os ataques, diversos parlamentares apresentaram projetos com foco na segurança dos estabelecimentos de ensino do Estado. As propostas apontam para a instalação de ferramentas como câmeras, detectores de metais e batalhões específicos para as escolas.

Ação federal

Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que “o que está acontecendo nas escolas reflete a realidade na nossa sociedade, de estímulo ao ódio, de estímulo à intolerância, de estímulo à violência, de estímulo ao armamento”.

O Governo do Ceará lançou uma cartilha com orientações básicas sobre segurança nas escolas. O Governo Federal criou canais de denúncias e investimentos na prevenção à violência nas escolas.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *