Ambientalistas apresentam proposta de criação de brigada de incêndio

12/11/2022

Na Câmara Municipal de Iguatu (CMI), na terça-feira, 08, ambientalistas do movimento ecológico SOS Bastiana apresentaram o projeto de lei de criação da Brigada de Combate a Incêndios Florestais do Município de Iguatu. A proposta é prevenir e combater incêndios florestais e realizar ações de recuperação de áreas atingidas.

Para os parlamentares presentes, o ambientalista Dauyzio Silva suscitou a atual situação das queimadas que ocorreram no município e que têm afetado a floresta nativa, pastagens, criatórios e a cidade, gerando enorme prejuízo na questão ambiental, pela perda de hábitat e morte dos animais e plantas nativas. “Prejuízo econômico a produtores e criadores de animais e de apicultores. Prejuízo social, pela diminuição ou impossibilidade de manutenção das pessoas no campo, gerando êxodo rural e das pessoas da cidade que sofreram com o fogo próximo das casas e pela fuligem e fumaça no ar, além do aumento da temperatura e diminuição da umidade do ar, que tem afetado gravemente a condição de vida e o bem-estar da população”, disse.

Além do estudo de caso da atual realidade de degradação e impactos ambientais de Iguatu e região, foram discutidas ações de prevenção e combate a incêndios florestais e recuperação de áreas atingidas por fogo na cidade.

Entenda

Por se tratar de um projeto de iniciativa popular, faz-se necessária a assinatura de 5% da população. Mas a proposta pode ser apresentada, por um dos 16 vereadores ou até mesmo pelo Poder Executivo. De agora por diante será feito o trabalho de articulação para o início de tramitação da pauta. “Depois da apresentação, alguns vereadores se dispuseram a assinar e encaminhar o projeto às comissões. Agora é acompanhar e cobrar a implantação. Essa vai ser uma estratégia recorrente nas próximas ações. E para aumentar nossa eficiência, precisamos do apoio das pessoas da cidade”, afirmou Dauyzio.

Projetos

Foram aprovados em primeira votação os Projetos de Lei que dispõem sobre a instalação de equipamento com Teclas em Leitura em Braile nos estabelecimentos comerciais de Iguatu, e PL que institui o Programa Municipal de Incentivo ao Emprego e a Reinserção Social de Dependentes Químicos, ambos de autoria do vereador Rubenildo Cadeira (Republicanos).

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *