As campanhas de incentivo às vendas que deram voz à CDL

21/11/2020

Por mais de uma década a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu promoveu campanhas promocionais de incentivo às vendas no varejo local. Foram lançadas a partir do ano 2000, na gestão do então presidente Edvane Matias (saudosa memória), e se estenderam por mais de dez anos. E foram as campanhas incentivadoras das vendas que também deram voz à CDL de Iguatu, cooperando para o fortalecimento da entidade e do movimento lojista, sendo destaque também, através da imprensa, em nível de Estado.

Normalmente as campanhas eram promovidas pela CDL em parceria com outras entidades do comércio, Sindilojas e ACIAGI – Associação Comercial Industrial e Agrícola.

Na época, os diretores tomaram a decisão unânime de realizar a promoção visando movimentar o comércio, geralmente nos finais de ano, sendo que em algumas ocasiões as campanhas também aconteceram em outros períodos, como a Copa do Mundo, por exemplo. Além de mobilizar os consumidores de Iguatu, as campanhas que eram temáticas ‘Iguatu, Natal de Prêmios’, ‘Natal Premiado’, ‘Natal de Prêmios CDL’, visavam também atrair consumidores de outros municípios da região.

Por sua vez as promoções que duravam em média 60 dias ofereciam premiação que variavam desde eletroeletrônicos, móveis, celulares, som, TV, vale-compras, motocicletas e até automóveis.

Para realizar as promoções, a CDL fazia um planejamento financeiro, adquiria as premiações no próprio comércio e firmava parceria com as lojas associadas para brindar a promoção. Além de todo o material de mídia impressa (cartazes, folders, faixas, banners, outdoors, Rádio, TV e publicidade volante) eram confeccionadas as urnas e milhares de cupons, esses repassados para as lojas parceiras da promoção, que por sua vez distribuíam com os clientes que compravam nas lojas participantes no período.

Os sorteios da premiação eram realizados em praça pública, com a participação dos diretores, representantes das lojas participantes e populares. Ver as pessoas se aglomerando na praça em torno das urnas com os cupons para saber quem seriam os ganhadores era cena comum nas datas em que os sorteiam aconteciam. Houve campanha que até transmissão ‘ao vivo’ via rádio aconteceu.

As campanhas não apenas movimentaram o comércio local em datas comemorativas (Natal, Dia dos Namorados, Páscoa, Dia das Mães e Copa do Mundo), mas também foram importantes para muitos trabalhadores do varejo, em particular para os empresários e as empresas. Foram também divisores de água para muitos clientes premiados, principalmente aqueles contemplados com prêmios de valor econômico mais elevado como motocicletas e automóveis.

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