Assembleia vai instalar CPI da Enel sob a presidência de Fernando Santana

05/08/2023

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), confirmou que a CPI da Enel será instalada na próxima segunda-feira, dia 7 de agosto, sob o comando do deputado estadual Fernando Santana (PT), que é o atual vice-presidente da Casa.

“Vamos fazer um trabalho investigativo e um trabalho de levantamento de dados, dando uma resposta efetiva para a sociedade cearense. Nós temos a convicção de que a população cearense, infelizmente, não está satisfeita com o serviço prestado”, afirmou o presidente da Alece, Evandro Leitão.

Em abril do ano passado, a Enel anunciou um aumento médio na conta de energia dos cearenses de 24,85%. Desde então, os parlamentares pressionam a empresa, que é alvo de várias denúncias de má prestação de serviços. Ainda em 2022, os deputados instalaram uma comissão especial para analisar o contrato de concessão da empresa com o Governo do Estado, previsto para terminar apenas em 2028.

O pedido de abertura da CPI da Enel foi protocolado em fevereiro deste ano, mas o deputado estadual Fernando Santana, autor do requerimento, se licenciou por 120 dias, o que retardou a abertura das investigações.

O início dos trabalhos da CPI ocorre mais de seis meses após a empresa anunciar que deixará o Ceará. No último mês de fevereiro, a Enel Distribuição oficializou que irá abrir negociações para ser vendida.

“Antes de a Enel se mudar, nós precisamos investigar essa empresa. Saber para onde está indo este dinheiro, saber porque ela não está investindo na extensão de rede, saber porque tantas reclamações de cortes indevidos”, disse o deputado Fernando Santana.

Em novembro do ano passado, a Enel comunicou intenção de vender o controle acionário da distribuidora de energia elétrica no Ceará, informação que consta do Plano Estratégico da Enel para o período 2023-2025 apresentado para investidores em Milão, com transmissão online.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *