Biblioteca Matos Peixoto recebe exposição Brincando de Caretas

23/03/2024

O horário de visitação é bem estendido, das 8h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira, horário de funcionamento da Biblioteca Municipal Dr. Matos Peixoto, que fica no centro de Iguatu. Por isso, ainda dá tempo de conhecer a exposição ‘Brincando de Caretas’, projeto desenvolvido pela produtora cultural Carlê Rodrigues.

A ideia de montar a exposição surgiu a partir do projeto ‘Brincando de Caretas’ através de uma pesquisa artística sobre essas tradições dos “Caretas” do município. “Nós identificamos que o município de Iguatu tem essa tradição da brincadeira dos caretas, que é uma das mais antigas e que ainda hoje existe. Aí pensando em salvaguardar essa brincadeira, em divulgar mais essa tradição, foi que a gente iniciou esse projeto chamado Brincando de Caretas. Esse projeto é composto por algumas ações que trabalham essa valorização da brincadeira dos caretas no município, com o intuito de reconhecer essa brincadeira como um patrimônio do município”, contou a idealizadora e realizadora da exposição.

No período da pandemia da Covid 19, os grupos que costumam sair geralmente da zona rural para a cidade ficaram parados, impossibilitados de realizar a brincadeira. “A gente fez um trabalho a partir das redes sociais e em seguida formatou-se esse projeto Brincando de Caretas para divulgar mais o trabalho desses caretas. Para fazer o intercâmbio, a gente passou a ter mais contato com os grupos que brincam de caretas”, ressaltou, pontuando ainda que a ideia foi transformar as informações em ação, com a realização de oficinas de confecção de máscaras e contação sobre as origens e desenvolvimento dos grupos e suas atuações no período que antecede a Semana Santa, e o grande dia para os brincantes, que é o Sábado de Aleluia. “O projeto é composto por contação de histórias sobre a temática dos caretas, e a oficina para a confecção de máscaras de papel, a gente varia entre a técnica do papel machê e também da papietagem. As máscaras têm algumas referências, estéticas, sobretudo, tanto dos caretas que brincam aqui da região e de outras máscaras e de outras caretas e de outras culturas, um trabalho também de pesquisa que Patrícia Gomes, a Mulé Colagista, fez a pesquisa dela com base, por exemplo, nas carrancas. Então, essas máscaras que a gente tem aqui têm muita base, muita referência das carrancas, que tem o simbolismo de espantar coisas malignas, espantar o mal”, pontuou Rodrigues, ressaltando ainda que o trabalho também traz essas referências e toda essa contextualização teórica para dentro dessa oficina.

Debate, valorização, conhecimento

A exposição fica até o final da Semana Santa, na Biblioteca Pública Municipal de Iguatu. “E aí, quem quiser visitar essa exposição, a partir de 8h até as 21h. E junto à exposição também tem uma enquete interativa para quem quiser testar os seus conhecimentos sobre a Semana Santa e sobre a brincadeira dos caretas, basta acessar o perfil no Instagram @brincar.caretas”.

Ainda segundo Carlê Rodrigues, desde 2019 que algumas pessoas da cidade já tinham se reunido em prol desta temática dos caretas da Semana Santa, mas elas se dividiram e cada uma ficou com seus projetos individuais. “Como eu trabalho muito com a oralidade, com a contação de histórias, esse viés da literatura oral, eu juntei a contação de histórias com uma atividade mais lúdica que seria a confecção das máscaras. E por onde a gente tem passado com a oficina, com a contação de histórias, as pessoas têm dado um feedback muito bom. Tanto as crianças que passam a conhecer os caretas e a gente traz esse elemento do medo do careta de uma forma mais lúdica e que aproxima a criança dessa tradição como também a gente faz esse debate mais teórico sobre cultura popular, sobre valorização dessa brincadeira e sobre como isso está inserido dentro dos territórios por onde a gente passou até hoje com a oficina. E a contação de histórias vem com esse elemento de conhecimento, de oralidade, no qual a gente faz um link mais direto com as pessoas, com as crianças e com os adultos também que participam desses momentos de roda de contação de histórias”, pontuou a artista.

Programação

Pelo menos três oficinas estão marcadas para acontecer ainda neste mês, dentro dessa programação. No próximo dia 25, no Galpão da Companhia Ortaet de Teatro, no Centro, das 14h às 17h. No dia 27, no CRAS III. “Em parceria com os serviços de assistência social, a gente vai atender as crianças desse serviço. E no dia 30 de março, sábado de Aleluia, a gente vai estar na comunidade dos Tipis, que mantém, tradicionalmente, essa brincadeira dos caretas. E é um dos grupos maiores que a gente tem de caretas aqui na cidade. A gente vai estar lá realizando essa oficina com as crianças lá da comunidade”, disse Carlê, convidando as pessoas a conhecerem mais sobre o projeto. Para outras informações basta acessar o Instagram: @brincar.caretas.

MAIS Notícias
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo

A nova temporada do programa “Que Seja Doce” gera expectativa aos espectadores com sua 10ª edição e desta vez uma dupla que despertará a audiência da região. Jefferson Aleff, arquiteto e professor da FASC, e seu parceiro, o chef culinário Mateus Frota, foram...

Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça
Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça

Empresários, moradores e outros usuários do trânsito se manifestaram nesta semana para reclamar sobre uma obra iniciada no início de abril na Av. Dr. Alberico Mendonça, e segundo, os denunciantes, de lá para cá ficou paralisada inviabilizando totalmente o acesso de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *