Câmara aprova cessão da estação ferroviária de Suassurana à ADESCE

12/03/2022

Um pacto de cooperação foi firmado entre o município e a Associação de Desenvolvimento Social, Cultural e Econômica (ADESCE) da comunidade de Suassurana, distrito da cidade de Iguatu. A parceria é assegurada por meio de projeto de Lei da Câmara Municipal, aprovado na terça-feira, 08, que permite a entidade a obter a cessão da antiga estação ferroviária.

Há cerca de um ano, lideranças comunitárias tentavam conseguir a cessão do prédio. A ideia é reformar e revitalizar o espaço. A intenção tem como objetivo criar um centro cultural. “Nossa ideia é ofertar no local atividades artísticas, culturais, oficinas, exibição de filmes, entre outras ações até mesmo de cunho ambiental voltado para preservação do meio ambiente com a retirada de material reciclável que é descartado de maneira irregular na natureza”, afirmou Rita Clares, uma das fundadoras da associação.

A ADESCE inicialmente foi formada por nove membros, a partir da junção de cada ação social que os membros faziam de forma individual, com capoeira, ação social, artística e ambiental.  O acordo de cooperação terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período de acordo com a vontade das partes.

História

O centenário prédio faz parte da história da comunidade, mas desde que os trens deixaram de rodar, o local parece que foi esquecido. Inaugurado em 1910, mesmo ano em que foi entregue a estação de Iguatu, o terminal ferroviário Engenheiro Barreto ainda preserva grande parte da estrutura física. Paredes altas, largas e compridas e portas de madeira. Mas o prédio está bem desgastado pela falta de manutenção com a ação do tempo.

Em pauta

Na Câmara ainda foi aprovado o reconhecimento de utilidade pública à Associação Cultural Junina Santo Antônio. Foi iniciada na quinta-feira, 10, a tramitação de cinco pautas. Uma delas institui e regulamenta incentivo de desempenho aos agentes de endemias, a que concede isenção da taxa de água às pessoas de extrema pobreza da cidade, e que institui o programa de recuperação de crédito fiscal (REFIS) do SAAE, e adequação do PCCR dos servidores da autarquia.

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