Câmara aprova delimitação para construção em áreas de aterro

10/12/2022

Foi votada na última terça-feira, 06, lei estipulando que tanto aterros sanitários como postos de triagem somente possam ser instalados a uma distância mínima de 500m de qualquer residência habitada. Além disso, serão também exigidos: estudo e relatório de impacto ambiental e estudo de impacto de vizinhança. A matéria trata de parâmetros para uso e ocupação do solo municipal, inerentes ao Plano Diretor, Zoneamento e demais instrumentos de regulação urbanística próprios do planejamento e estratégia do Poder Executivo.

Para apreciação da mensagem do executivo estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Mário Rodrigues, e a superintendente do Consórcio Regional de Resíduos do Alto Jaguaribe (CORRAJ), Monalisa Sales.

A bancada oposicionista se absteve da votação do PL que passou por maioria. O município segue com a política de “pré-aterro” e tem como meta até 2023 para pôr fim ao lixão hoje situado do Bairro Chapadinha.

Os representantes da pasta e do consórcio destacaram a valorização econômica intensa de resíduos, compostagem de orgânicos, intensa recuperação dos resíduos de construção civil e logística reversa de embalagens e de resíduos especiais que o município tem feito nos últimos anos. “Com isso pretende-se o aumento gradual do volume de resíduos reciclados, gerando renda e reduzindo a degradação ambiental na retirada de matéria-prima da natureza e no despejo nos lixões e aterros sanitários”, ressaltou Mário.

Eleição da mesa diretora

A semana iniciou com nova configuração para disputa da mesa diretora. Quando se imaginava que haveria mais de uma chapa nas eleições do próximo dia 15, o grupo de oito vereadores desintegrou com as desistências de Sávio Sobreira (PDT) e Rafael Gadelha (PSD) que postulavam a presidência e vice do parlamento, respectivamente. Os vereadores passam a apoiar o vereador Ronald Bezerra (PSD) que após sete mandatos consecutivos não deve ter oponentes e será presidente da casa pela primeira vez.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *