Câmara aprova extinção de cargos, secretarias e volta da Cultura

04/02/2023

O legislativo de Iguatu retomou suas atividades após o período de recesso parlamentar nesta quinta-feira, 2. Quatro mensagens foram aprovadas. Entre elas a que reconfigura a estrutura organizacional do poder executivo. A sessão contou com a presença do prefeito Ronald Bezerra (Republicanos) que fez o tradicional discurso de estreitamento entre os poderes.

Conforme Jediel Leonardo, procurador do município, os projetos buscam fazer com que a administração municipal reduza as quantidades de secretarias municipais existentes e ainda excluir cargos comissionados da antiga estrutura. “A estrutura que estava vigente contava com 19 secretarias municipais, uma autarquia e uma fundação. Aplicamos uma estrutura mais enxuta e moderna, fortalecendo, educação e saúde”, disse.

A antiga estrutura obtinha a quantidade total de 678 cargos comissionados a um custo total de R$ 1.483.316,62. A nova estrutura proposta traz a diminuição de três secretarias municipais e a exclusão de 142 cargos comissionados. “A nova estrutura administrativa proposta, além de contemplar todos os princípios, garante uma expectativa de economia anual nos custos com o pagamento de pessoal no valor de, aproximadamente, R$ 1mi somente no ano de 2023”, disse Ronald.

Volta e extinção

Alvo de polêmica e manifestações de setores quando extinta em 2021, a Secretaria de Cultura ganha autonomia e volta como status mais independente. A reconfiguração vislumbra mais apoio da esfera federal que assegura haver mais investimentos nas políticas culturais.

A Secretaria de Transporte e Logística foi extinta e absorvida pela Secretaria de Gabinete. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo também deixa de existir sendo absorvida pela Secretaria de Governo. A Secretaria de Serviços Públicos e Conservação foi somada à Secretaria de Infraestrutura. Na estrutura anterior, a Habitação estava vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, agora com a mudança volta para Secretaria de Assistência Social.

O município iniciou o ano com o desligamento de diversos cargos comissionados e saída de secretários. Com a reforma, espera-se que ocorra a nomeação dos titulares das pastas e equipamentos no decorrer da próxima semana.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *