Católicos comemoram 15 anos da Catedral de São José

21/10/2021

A programação festiva que celebra os 15 anos da Sé Catedral da Diocese de Iguatu prossegue até amanhã, domingo, 17, quando será celebrada uma Missa Solene às 18 horas. Na quinta-feira, 14, data maior da Semana Festiva, foi comemorado o dia da inauguração do templo que é dedicado a São José, padroeiro do Ceará e também da diocese. A programação contou com a visita especial do secretário geral da Conselho Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, dom Joel Portella. A programação segue todas as recomendações de segurança sanitária conforme é recomendado pelas autoridades de saúde, por decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Já vacinado e imunizado contra o vírus, o aposentado Mano Gomes participa da programação. Devoto de São José, ele comemora o retorno ao templo religioso. “Pra mim, creio que pra todo iguatuense, é maravilhoso poder voltar a nossa igreja. Eu conheci isso aqui do alicerce. Lembro das missas com dom Doth. Foi um grande bispo. Trabalhador, lutador. Só tenho agradecer por tudo que ele fez por todos nós, pela nossa igreja. Sou devoto de Nossa Senhora, é sagrado eu estar aqui todo dia 13, e em março, se Deus quiser, vamos participar das novenas de São José. Nossa diocese ao longo desse tempo tem sido muito bem conduzida. Os bispos que passaram, os padres que passaram por aqui fizeram muito, e os que continuam estão fazendo muita coisa”, comemora o devoto.

Construção

A Catedral dedicada a São José foi erguida na rua 13 de maio, no Centro da cidade. Com suas torres imponentes, o templo se destaca pelo grande porte, com 20m de largura por 60m de comprimento. A instalação da diocese de Iguatu foi em 1962, com a nomeação do primeiro bispo Dom Mauro Ramalho (falecido em 09 de dezembro de 2019), que tinha a incumbência de construir a catedral, mas por dificuldades não foi possível, sendo iniciada a obra somente no ano 2000, quando dom José Doth assumiu a diocese e foram dados os primeiros passos para o início da obra de construção da catedral. A obra foi iniciada no ano seguinte, levando seis anos para ser concluída, sendo oficialmente inaugurada no dia 14 de outubro de 2006. “Pra mim é uma realização muito grande como cristão estar aqui. De fato, era um desejo de dom José Doth ver esse templo erguido. Naquele tempo era um sonho, a gente podia até achar que era impossível, mas dom Doth foi muito sábio, porque primeiro buscou alicerçar uma equipe ‘Juntos vamos construir’, era tema central dessa frente de trabalho que junto com empresários e com povo de Deus fizeram esse empreendimento ir à frente”, relembra Vandeir Fernandes, sacristão da catedral que na época era sacristão na Igreja Matriz de Senhora Santana, então Sé Catedral, na época. “Eu acompanhava, quando tinha as missas, as celebrações aqui no terreno, eu vi essas colunas subirem. Cada coisa que era feita era uma graça de Deus. Eu tenho uma alegria muito grande de fazer parte desses 15 anos dessa história da Catedral de São José”, conta.

Vandeir relembra de muitas outras ações desenvolvidas por dom José Doth, na campanha para construção do tão sonhado e desejado templo. “Lembro de como foi iniciada essa cerca verde. Na época dom Doth convidou cada família que viesse plantar uma planta no local que hoje é essa cerca, que embeleza ainda mais a catedral. É o sinal de cada família de Iguatu presente no tijolo, na cerâmica, no cimento. Foi o povo de Deus que ergueu isso aqui em tão pouco tempo”, disse.

A construção da catedral é marco na história religiosa de Iguatu, símbolo da forte devoção e solidariedade das pessoas que juntas conseguiram construir e ainda hoje mantêm o templo. “Temos a alegria de viver este ano a pedido do Papa Francisco, o ano de São José. A nossa catedral se alegra de celebrar 15 anos de dedicação. Para nós, é uma alegria. Fizemos uma campanha. Conseguimos fazer a pintura interna e externa da igreja para uma nova caminhada. É um momento de agradecer e louvar a Deus por tantas graças, tantas bênçãos, tanta missão e tanta evangelização ao longo desses 15 anos. Nesse momento festivo nos alegramos em receber pela primeira vez dom Joel Portella que presidiu a missa nesse momento festivo. Podemos ver que a comunidade tem ajudado muito. Foram ofertas, doações. Manter é mais fácil que construir. E muitos contribuíram, que do nada, nesse espaço que era apenas um terreno baldio se fez subir esse belíssimo templo que é nossa catedral da diocese”, comemora padre José Wallace, cura da Catedral, convidando as pessoas a participarem da programação neste final de semana. “Estamos festejando, mas a igreja sempre defende a vida. Já são dois anos que não celebramos com o público a festa de São José. Estamos retornando com todos os cuidados, mas dizendo sim à vida, sim à vacina. Se Deus quiser, em março próximo vamos celebrar São José com todo mundo aqui na catedral, vacinado e imunizado”, complementou o religioso.

Museu

Dom José Doth foi o idealizador, o construtor da catedral. O religioso morreu no domingo, dia 26, de novembro de 2017, em Pedra Branca. Dom Doth sofria de problemas decorrentes do Alzheimer. Pela sua importância, o religioso ganhou um espaço especial na catedral, onde tem a Sala dom José Doth, um espaço que tem expostos vestimentas, instrumentos e paramentos religiosos, objetos pessoais que contam um pouco da história de vida do religioso. “Na verdade, dom José Doth se consumiu aqui dentro. A saúde foi consumida aqui dentro. É tanto que após o término da Catedral, ele já começou a apresentar problemas de saúde. Ele se doou. E olhar pra cada detalhe desses e saber que ele subiu nos andaimes, que ele mesmo pegou o pincel, foi pintando as coisas que eram detalhes, ele mesmo pintou com todo aquele cuidado dele. Aquele zelo. É emocionante. Eu estou contando porque eu vivi. Ver ele em cima dos andaimes, a gente com medo dele cair. Mas ele fez isso com muito amor, é um presente. A Catedral é um marco histórico que dom José Doth deixou para a diocese de Iguatu”, finalizou Vandeir.

 

MAIS Notícias
Obras na Avenida Dr. Alberico Mendonça são retomadas
Obras na Avenida Dr. Alberico Mendonça são retomadas

Nesta semana, o prefeito Ednaldo Lavor (PSD) anunciou a retomada das obras de escoamento das águas pluviais no trecho da Av. Dr. Alberico Mendonça, em Iguatu. Acompanhado de secretários, operários e engenheiros responsáveis pela intervenção, o gestor reiterou ações de...

Gil relojoeiro é profissional e se garante no mercado
Gil relojoeiro é profissional e se garante no mercado

Relojoeiro é o ourives dos relógios. O profissional se firma no mercado a cada dia e sua relação com os clientes está longe de acabar. Quem é dono de relógio e tem o acessório como objeto sentimental sabe da importância do relojoeiro. Só ele é capaz de pegar um...

Em duelo de líderes, Iguatu enfrenta Treze-PB fora de casa
Em duelo de líderes, Iguatu enfrenta Treze-PB fora de casa

Jogo entre Treze e Iguatu põe frente a frente o melhor ataque e a melhor defesa da Série D     O cenário está montado para um duelo épico no futebol brasileiro. Amanhã domingo, 19, o Treze e o Iguatu se enfrentam em um confronto que não apenas vale a liderança do...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *