Com candidatos ao Governo definidos, disputa por apoios de prefeitos chega ao interior

30/07/2022

 

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

 

A movimentação política entre prefeitos no interior nos últimos dias foi intensificada com a definição dos candidatos ao Governo do Ceará nas eleições de outubro. O racha na aliança entre PT e PDT aumentou ainda mais a busca pelo apoio dos prefeitos. E um fator na balança foi o pedido de desfiliação do PDT pela governadora Izolda Cela. Ela foi preterida pelo partido para disputar a reeleição. O candidato do PDT será o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Como consequência, alguns prefeitos do interior cearense decidiram deixar o PDT em solidariedade a Izolda Cela e ao ex-governador Camilo Santana (PT). Pelo menos quatro, na última quinta-feira, dia 28 de julho, decidiram pedir desfiliação do partido, a fim de apoiar a candidatura de Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Estado. O presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Júnior Menezes, foi o primeiro a anunciar a saída do PDT. Ele disse ter gratidão ao ex-governador Camilo Santana (PT) e respeito pela atual governadora Izolda Cela, que também deixou o PDT.

Os prefeitos de Horizonte (Nezinho Farias), Moraújo (Carlo Aquila) e Jaguaribara (Joacy Alves, o Juju) são municípios em que os prefeitos anunciaram que deixarão o PDT para apoiar o PT.

Pelo menos outros dois prefeitos do PDT no interior optaram em apoiar o candidato do PT, Elmano de Freitas, mas sem deixar o partido. São os casos dos prefeitos de São Benedito, Saul Maciel, e de Barbalha, Guilherme Saraiva.

Por outro lado, Roberto Cláudio (PDT) recebeu o apoio do petista Adil Júnior, prefeito de Quixelô. Além disso, ganhou a adesão de vários prefeitos do PSD, em ato comandado na semana pelo presidente da legenda, Domingos Filho, que será candidato a vice na chapa do PDT.

Na oposição, o candidato do União Brasil ao Governo do Estado, Capitão Wagner, tenta tirar proveito do rompimento político entre PT e PDT. Wagner tem o apoio assegurado do prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, e de Maracanaú, Roberto Pessoa. No entanto, o principal líder da oposição conseguiu ampliar o seu leque de apoio ao garantir aliança com o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. O PL no Ceará é liderado pelo prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *