Comitê do Alto Jaguaribe aprova parâmetros de alocação de açudes de Iguatu e região

25/06/2022

O Comitê da Sub-bacia do Alto Jaguaribe realizou na quarta-feira, 22, sua 74ª Reunião Ordinária, de forma híbrida, no auditório da Crede 16, em Iguatu. O encontro foi marcado pela definição e aprovação dos Parâmetros mínimos e máximos de vazões para Alocação Negociada de Água dos Açudes isolados da Sub-bacia.

O gerente da COGERH de Iguatu, Isaac Dias, apresentou a Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, atualmente com 1,395 bilhão de m³, equivalente a 50,4% de sua capacidade máxima. Em seguida, falou sobre o quadro de criticidade dos reservatórios e explicou que os açudes Mamoeiro, em Antonina do Norte, e Benguê, em Aiuba, estão sem possibilidade de alocação.

Após deliberações, o Comitê definiu e aprovou os Parâmetros de Alocação para cinco açudes que irão operar neste 2º semestre de 2022: açude Trussu – Mínimo: 0 L/s; Máximo: 250 L/s; açude Muquém – Mínimo: 200 L/s; Máximo: 300 L/s; açude Arneiroz II – Mínimo: 170 L/s; Máximo: 520 L/s; açude Canoas – Mínimo: 35 L/s; Máximo: 185 L/s; açude Faé – Mínimo: 2 L/s; Máximo: 102 L/s.

A vazão do açude Orós, maior reservatório do Alto Jaguaribe, será definida na Reunião de Alocação dos Vales do Jaguaribe e do Banabuiú, em 5 de julho, em Limoeiro do Norte.

Saiba mais

A Sub-bacia do Alto Jaguaribe abrange uma área de drenagem de 24.639 km2, correspondente a 16,56% do território cearense. Localiza-se a montante do açude Orós. Esta bacia é composta por 24 municípios e apresenta a capacidade de acumulação de águas superficiais de 2.792.563.000 bilhões de m3, num total de 18 açudes públicos monitorados quantitativamente e qualitativamente pela COGERH.

O maior reservatório em acumulação de água desta bacia é o açude Orós localizado na cidade do mesmo nome com uma capacidade total de 1.940.000.000 milhões de m³, e o menor reservatório é o açude do Coronel localizado em Antonina do Norte com uma capacidade de 1.770.000 milhões de m³.

MAIS Notícias
Eletricista morre após sofrer descarga elétrica em Iguatu
Eletricista morre após sofrer descarga elétrica em Iguatu

Na terça-feira, 16, o eletricista Raimundo André, 35, perdeu a vida após sofrer uma forte descarga elétrica enquanto realizava um serviço em uma residência no bairro Veneza, em Iguatu. O acidente ocorreu enquanto André prestava seus serviços no imóvel. Ao tocar em um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *