Deputados aprovam contas do ex-governador Camilo Santana e o fim das votações secretas em plenário

26/11/2022

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

 

Deputados estaduais do Ceará analisaram no plenário da Assembleia Legislativa o relatório feito pelo Tribunal de Contas do Estado das contas do ex-governador Camilo Santana referente ao ano de 2021 e o aprovaram com 28 votos favoráveis.

A análise teve como base o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O documento indicava a aprovação das contas do ex-governador com ressalvas. Mas a Assembleia Legislativa deu aval integral ao relatório.

Conforme o líder do Governo Estadual na Assembleia Legislativa, Júlio Cesar Filho, as contas do ex-governador Camilo Santana mantiveram a responsabilidade fiscal. “Apesar das dificuldades enfrentadas por conta da pandemia da Covid-19, Camilo Santana adotou ações para minimizar os impactos financeiros e sociais para a população de baixa renda”, disse o deputado petista.

A mesma opinião foi compartilhada pela deputada estadual Augusta Brito (PCdoB). Segundo ela, os gastos com saúde em 2021 foram bem acima do esperado devido aos investimentos para garantir o atendimento da população. “O governador Camilo Santana fez todo o esforço financeiro possível para que o cearense tivesse o melhor atendimento nas unidades de saúde”, ponderou a parlamentar.

O Legislativo Estadual também aprovou, na quarta-feira, 23, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto em algumas modalidades de votação em plenário. A matéria, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol), prevê que votações para a Mesa Diretora, cassação de mandatos, prisão em flagrante de parlamentares, derrubada de vetos do governador e análise de contas do Governo devem ser feitas de forma aberta. Ou seja, os votos dos parlamentares nestas pautas serão identificados e públicos para a população.

“É fundamental que as votações na Assembleia sejam feitas com transparência para o eleitor. Cada vez mais é necessário permitir que o parlamentar apresente suas ações em plenário”, afirmou o deputado estadual Renato Roseno.

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *