Em meio à declaração polêmica de vereador, Câmara aprova 10 projetos

19/03/2022

Um total de 10 pautas foi apreciado na sessão parlamentar da quinta-feira, 17. As matérias tramitaram em regime de urgência. Uma declaração polêmica de um dos parlamentares repercutiu para além da sede do legislativo. O vereador Louro da Barra (SD) foi alvo de novo debate ao generalizar a figura do político ao ato de mentir.

Entre os projetos apreciados esteve o que institui e regulamenta incentivo de desempenho aos agentes de endemias. Também foi votada a concessão do reajuste de 10,18% dos vencimentos aos agentes comunitários de saúde e combate a endemias.

SAAE

Foi votada ainda a permissão de isenção da taxa de água às pessoas de extrema pobreza da cidade, terão direito às pessoas inscritas no CadÚnico ou com renda mensal de até R$ 178,00 por pessoa, desde que não ultrapasse o consumo de 10m³ de água.

Ainda por meio de projeto foi instituído o programa de recuperação de crédito fiscal (REFIS) do SAAE, e adequação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da autarquia. Alvo de discussões e com voto contrário da bancada oposicionista, foi criada a possibilidade de inscrição em dívida ativa dos inadimplentes oriundos dos serviços do SAAE. A base de governo defende que a medida é uma orientação dos órgãos fiscalizadores.

Desafetação e doação

Foi aprovada a desafetação e doação de área pública para construção da Capela de Santa Dulce dos Pobres, no Bairro Altiplano. Um imóvel no Sítio Penha foi destinado à Associação dos Moradores da Região do Bairro Fomento.

“Político só mente”

Repercute na internet a declaração do vereador Louro da Barra (SD). O controverso discurso ocorreu na sessão na Câmara Municipal de Iguatu (CMI). A fala foi transmitida ao vivo pela internet. O vídeo da declaração mostra ainda o parlamentar rindo do próprio posicionamento junto de colegas de sua bancada.

A fala ocorreu no pequeno expediente quando fazia críticas ao deputado Marcos Sobreira (PDT), pelos anúncios de investimentos do estado na cidade de Iguatu. “Esse defeito nós temos. Todo político tem. Todo político só sabe mentir”, declarou.

O depoimento repercutiu negativamente nas redes sociais. No decorrer da sessão a fala do parlamentar foi rebatida por alguns opositores. A reportagem procurou o vereador Louro da Barra que disse ter feito uma declaração infeliz em uma tentativa de ser irônico. Ele ainda prometeu se posicionar de maneira oficial.

No seu quarto mandato como vereador, não é primeira vez que Louro da Barra se torna alvo de polêmica. Em 2017 ele arremessou um copo contra um colega político. Em 2021, ele foi apontado por adversários de ter feito uma declaração machista contra a presidenta do legislativo, Eliane Braz (PSD).

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *