Entrevista: “A truculência não faz parte do nosso dicionário” – Ronald Bezerra

24/12/2022

José Ronald Bezerra (REPUBLICANOS), 62, foi eleito pela primeira vez em sua vida pública presidente da Câmara Municipal de Iguatu (CMI). O parlamentar, advogado de profissão, encontra-se em seu sétimo mandato no legislativo da cidade. Em entrevista para o jornal A Praça, o político comenta sua trajetória, expectativas, cenário político atual e metas para condução da casa

A Praça – Encontra-se em seu sétimo mandato consecutivo e agora chega ao posto mais importante do legislativo. Dentro do grupo, o que prevaleceu para a escolha do seu nome além da experiência?

Ronald Bezerra – Acho que a minha experiência foi importante para chegar pela primeira vez à presidência da Câmara Municipal de Iguatu, porém, a parceria, a confiança, a amizade e fidelidade que existe entre o vereador Ronald Bezerra e o prefeito Ednaldo Lavor através do seu grupo político foi fundamental para esta conquista. Obtive 13 dos 17 votos dos vereadores e isso significa que posso contar com o apoio necessário para realizar um grande trabalho.

A Praça – A relação e ânimos entre oposição/situação sempre foi muito acirrada. Como pretende conduzir o legislativo nesse contexto?

Ronald Bezerra –  A truculência não faz parte do nosso dicionário. Aprendemos nos últimos tempos, principalmente na era Ednaldo Lavor que é possível conviver de forma pacífica e harmônica com todos, independentemente de lado político. Está provado que o povo não aceita mais a política da perseguição e do ódio. A minha experiência vai ajudar a ter uma boa relação com todos os vereadores, bem como com aqueles que querem o bem de Iguatu.

A Praça – Iguatu vive um clima de instabilidade política, com afastamentos de gestores públicos. Indiretamente isso respinga nos trabalhos da casa. O que você pensa sobre esse cenário?

Ronald Bezerra –  O que está acontecendo na política de Iguatu é algo vergonhoso e que merece uma reflexão. Ednaldo está sofrendo um processo de perseguição tremendo. Ele foi eleito pelo povo e esse tipo de injustiça precisa ser combatido sempre. Acredito muito que essa turbulência vai ser resolvida logo mais. O Tribunal Superior Eleitoral deve corrigir esse equívoco, devolvendo o mandado do amigo Ednaldo que foi eleito pelo povo. Não existe nada de corrupção que envolva o nome do Ednaldo. Ser afastado por conta de um post nas redes sociais não é razoável. Por isso acredito que esse período turbulento acaba logo mais.

A Praça – Será no seu ano presidente que os vereadores poderão aplicar emendas impositivas. Um momento visto como marco na independência parlamentar. Como espera que seus colegas gerem esse processo?

Ronald Bezerra – Pretendemos realizar um fórum com participação de outras câmaras municipais para discutir essa questão das emendas impositivas. A UVC também deve nos convocar para discutir o assunto. De qualquer maneira é de extrema importância que o vereador possa propor emendas ao orçamento do município, objetivando sugerir a destinação de verbas para áreas como: saúde, educação, obras, cultura e esporte. São essas as demandas impositivas. Acredito que os meus colegas passarão por uma capacitação para entender da melhor forma possível o que é uma emenda impositiva.

A Praça – Diante de diversas compreensões entre os parlamentares, enxerga uma mudança necessária no regimento interno da casa?

Ronald Bezerra – É bem verdade que existem algumas contradições ou divergências entre o Regimento Interno e a Lei Orgânica. Nas discussões de matérias ou projetos de Lei sempre o assunto vem à tona. Vamos sentar com os vereadores e a assessoria jurídica da casa para tentar implementar as mudanças tão necessárias no nosso regimento objetivando deixá-lo em acordo com a Lei Orgânica.

A Praça – Sua antecessora marcou época pela modernização dos trabalhos internos e no plenário. No final do seu ciclo, no que espera avançar ou deixar como legado?

Ronald Bezerra – Não podemos negar que Eliane Braz foi a melhor presidenta que o poder legislativo já teve ao longo dos tempos. Vamos precisar muito do apoio dela para que essa nova diretoria possa fazer um grande trabalho. A nossa ideia é poder dar continuidade as coisas boas feitas até agora e implementar outras ideias que temos em mente para que o nosso legislativo possa ser sempre reconhecido por sua estrutura e capacidade de ofertar um ambiente agradável para a população, servidores e vereadores.

A Praça – O que o iguatuense pode esperar do próximo biênio como presidente?

Ronald Bezerra – Muito trabalho, responsabilidade e a certeza de que estaremos juntos discutindo, votando e aprovando as matérias e projetos de Lei de interesse da coletividade. Essa nova diretoria que terá o nosso comando vai trabalhar muito ao lado dos demais vereadores para realizar um grande trabalho, sempre em harmonia com os poderes executivo e judiciário. No mais desejar votos de um Feliz Natal para todos e que 2023 possa ser um ano melhor para as famílias. Que Deus nos abençoe na nova missão.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *