Entrevista: Geovanni Guedes – Secretário Trânsito e Segurança de Iguatu

“Diariamente, trabalhamos com os nossos agentes nas ruas fazendo as intervenções necessárias para o devido cumprimento da legislação de trânsito por parte dos usuários, independentemente do tipo de veículo, além das constantes campanhas educativas que realizamos”.

06/05/2023

Nesta edição, o A Praça traz entrevista completa com o secretário de Trânsito e Segurança de Iguatu, Cel. Geovanni Mendonça Guedes Alcoforado. O secretário responde a indagações dos repórteres, colunistas e leitores, sobre as questões mais relevantes em relação ao funcionamento do trânsito, campanhas educativas, Maio Amarelo e as ações que poderão cooperar para um trânsito mais harmonioso

 

A Praça – Como novo secretário de Trânsito e Segurança, como o senhor pretende intensificar as ações no sentido de melhorar a situação do trânsito da cidade, em relação à infraestrutura, campanhas educativas, fiscalização e instalação de equipamentos?

Geovanni – Inicialmente, faço saudação à direção do Jornal A Praça por estar nos dando a oportunidade de esclarecermos questionamentos ligados à área de trânsito. Com relação à pergunta, levo ao conhecimento que não é de nossa responsabilidade a questão de segurança em Iguatu, tendo em vista que a secretaria a qual estou à frente é responsável pelo trânsito e transporte, e não pela segurança, como foi formulada a pergunta. Ademais, as ações desenvolvidas no campo do trânsito e transporte envolvem não só fiscalização de forma ostensiva, seja educativa ou punitiva, mas visualizamos de maneira macro um projeto que envolve toda a sociedade.

A Praça – Aumentou assustadoramente o número de pessoas circulando, sem portar documento de CNH, assim também como as pessoas transitando em veículos em situação irregular. Por que não se vê mais a fiscalização com rigor para coibir esses desacertos?

Geovanni – Relativo à circulação de condutores, possivelmente sem portarem documentos de CNH ou documentos irregulares de veículos, a Secretaria de Trânsito e Transporte, diariamente, faz abordagens e os casos encontrados nessa situação são adotadas as medidas legais. Fazer confirmação que houve um aumento assustador desses casos necessita no mínimo que haja dados estatísticos, dados que iremos mostrar ao final dessa entrevista, e ver a veracidade ou não dessas afirmações.

A Praça – Nos finais de semana, o trânsito vira zona de guerra, mistura de álcool/direção/moto, menor trafegando em carro e moto, veículos sem placa (principalmente) moto, acidentes, pessoas lesionadas gravemente e mortes. Por que as blitze não acontecem mais com maior frequência?

Geovanni – Observando a pergunta, diria que o termo utilizado “zona de guerra”, me parece bastante distante do que acontece verdadeiramente no trânsito de Iguatu, mas entendo que realmente aos finais de semana há um aumento de circulação de veículos seja carro ou moto. Naturalmente, em relação às festividades, existe sim um risco maior de acontecer acidentes. A Secretaria de Trânsito tem uma atuação maior aos finais de semana com abordagens através de blitz, tanto que aos finais de semana é quando acontece o maior número de apreensões de veículos circulando ilegalmente, e é dessa forma que usamos medidas para coibir tais acontecimentos. Faço observar que grande parte dos acidentes de trânsito e óbitos em Iguatu acontecem na Avenida Carlos Roberto Costa (Perimetral), Avenida Joaquim Ailton Alexandre (CE-060 que dá acesso Iguatu – Várzea Alegre; trecho até as Cajazeiras e Iguatu – Acopiara). Lembrando que essas avenidas e CEs pertencem ao Estado do Ceará e toda mudança de sinalização de trânsito só pode ser feita com consentimento do órgão estadual, lembrando ainda que a Perimetral se encontra em obras e em péssimas condições de tráfego não cabendo, portanto, responsabilizar a Secretaria de Trânsito do município de Iguatu.

A Praça – Usuários reclamam de sinalização horizontal apagada, faixas e lombadas, sem a devida pintura adequada e ausência de semáforo em áreas consideradas críticas, com registros de muitos acidentes, como no cruzamento do Hotel Canteiros, Eng. Wilton Correia Lima com Dr. José Holanda Montenegro, próximo ao supermercado Leandro, final da Floriano Peixoto com José de Alencar (próximo posto KG).

Geovanni – Assumimos há três meses a Secretária de Trânsito e Transporte, tempo em que fizemos um levantamento na cidade, identificando as necessidades mais urgentes com relação a sinalizações de todos os padrões da cidade, já adotamos diversas medidas importantes, inclusive, instalando um semáforo nos cruzamentos da Rua Márcio Nogueira com Deocleciano Lima Verde, também fizemos a pintura de faixas horizontais em diversas pontos da cidade e ainda construímos passagens elevadas em algumas ruas de bairros de Iguatu, tendo como exemplo a Rua Porfírio Alves que dá acesso as COHABs. No que se refere ao cruzamento da avenida do hotel Canteiros, está em estudo para a possível mudança de preferencial no local, até porque não existe mais passagem de trem ao cruzamento mencionado, os demais cruzamentos citados na pergunta poderemos ver com a engenharia de trânsito, a qual é a responsável pelo estudo de possíveis mudanças ou não nas sinalizações, complementando, nenhuma mudança poderá ser feita sem essa avaliação da engenharia. Assim, falar que algumas ruas do Iguatu foram mudadas as sinalizações sem critério de estudo não é uma afirmação verdadeira.

A Praça – Existe algum plano a curto, médio ou longo prazo, no sentido de trabalhar nas ruas orientando ciclistas e carroceiros que trafegam pela contramão, por ignorarem a legislação?

Geovanni – Diariamente, trabalhamos com os nossos agentes nas ruas fazendo as intervenções necessárias para o devido cumprimento da legislação de trânsito por parte dos usuários, independentemente do tipo de veículo, além das constantes campanhas educativas que realizamos.

A Praça – As campanhas educativas no trânsito só acontecem em datas comemorativas? Por que essas campanhas não são contínuas?

Geovanni – Para conhecimento, informo que a nossa secretaria é possuidora de uma escola de trânsito, e parece-me que só em Juazeiro do Norte existe esse projeto. Significa dizer que temos uma campanha educativa e preventiva de forma permanente, além de outros momentos de campanhas que fazemos em conjunto com outras instituições, a qual já realizamos várias este ano.

A Praça – Usuários reclamam que quando são multados por alguma eventual infração, quando o veículo está estacionado e o proprietário ausente, nunca recebem a notificação, pois ao retornarem para pegar o veículo não há nenhuma comunicação do órgão de trânsito. Dependendo do endereço do usuário, se for área em que não haja serviços de entrega dos Correios, muito provavelmente a notificação não será entregue. Então o usuário só vai saber que foi multado quando for fazer algum procedimento ou pagar taxas do veículo. O que a Secretaria está fazendo para mudar isso?

Geovanni – As multas quando são efetuadas em caso de veículo estacionado e o proprietário está ausente, não necessariamente tem que ser colocada a notificação no veículo, pois a lei não determina essa obrigatoriedade. Caso a notificação chegue atrasada às residências dos notificados, o órgão responsável a fazer essas entregas é os Correios e não a Secretaria de Trânsito. Mesmo assim, pode ser feito o recurso para a possível anulação ou não da infração.

A Praça – O município lançou a campanha ‘Maio Amarelo’ de prevenção da violência no trânsito. Quais são as ações que estão previstas para acontecer no período? Alguma ação para coibir menores de 10 anos na garupa de moto, principalmente próximo às esacolas?

Geovanni – Com relação à indagação feita sobre criança menor de 10 anos na garupa de motocicleta nas ruas da cidade, inclusive em frente as escolas, deixo claro que há fiscalização, quando é realizada envolve todas as irregularidades prevista na legislação de trânsito, sem distinção. Próximos às escolas, infelizmente, existem algumas irregularidades por parte de condutores que levam as crianças, como estacionamento em local proibido, em mão dupla, e até menor de 10 anos conduzido em motocicletas pelos pais, situação em que lamentavelmente observamos a falta de compromisso desses condutores. Com referência às normas de trânsito, entretanto há a necessidade de todo cidadão, seja condutor de veículos ou pedestre, fazer uma autofiscalização para que possamos ter um trânsito mais humano e educado, significando dizer que não é só através da Secretaria de Trânsito que vamos conseguir esse objetivo. Entristece quando somos chamados para ir fiscalizar condutas de pais em seus veículos em frente às escolas, pois qual é o exemplo que eles estão dando aos seus filhos, observando que se trata de uma pequena minoria nessa prática. Em relação ao Maio Amarelo, que surgiu em 2011 a partir da decretação da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o mês de maio se tornou calendário de referência para a intensificação de ações em diversos países. O Maio Amarelo é um movimento internacional, apartidário, de conscientização para diminuição de acidentes de trânsito. Além de mobilizar toda a nossa sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano, esse movimento realça a importância da união de todos os setores e segmentos da sociedade para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, conscientizando todos para a segurança no trânsito, nas mais diferentes esferas, com o objetivo principal de salvar vidas. Esse ano, com o tema “No Trânsito, escolha a vida”, o Maio Amarelo chega em sua 10ª edição; Iguatu realiza sua 7ª edição, tendo como primeiro evento da programação 2023 o curso de atualização para os servidores agentes de trânsito, de 2 a 5/5. A programação se dá dessa forma: capacitação dos agentes, entrevistas das diversas mídias da cidade, blitz educativa, atividades da escola pública de trânsito com a visita de criança e adolescentes na visita da secretária de transporte, momento em que acontecerão diversas atividades educativas, palestras em escolas e empresas, passeio ciclísticos e finalizando com o simpósio de trânsito. Mesmo com todas as dificuldades, os índices de 2023 para o ano de 2022 estão menores com relação ao sinistro de óbitos e acidentes nos quatros primeiros meses, conforme estatísticas. Para finalizar, conclamamos a todos: “No trânsito, escolha a vida”.

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