Entrevista – João Luís Gerente do Banco do Nordeste (Iguatu)

21/05/2022

“A Lei possibilita aos clientes enquadráveis fazerem jus a descontos de até 90%, a depender do porte do cliente. Trata-se de uma excelente oportunidade de regularizar definitivamente dívidas inadimplentes com benefícios significativos”.

Nesta edição do A Praça, o gerente do BNB, João Luís, detalha sobre a Lei 14.166/2021, aprovada recentemente no Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República, que propõe a quitação das dívidas de agricultores, pequenos produtores e empresas, potenciais beneficiados com a legislação, cujos descontos podem chegar a 90% do total da dívida. A meta principal da instituição é ajudar este público a zerar a inadimplência, para voltar a fazer negócio

A Praça – Quem sãos os clientes que se enquadram nesta nova Lei 14.166/2021?

João Luís – Os clientes enquadráveis no artigo 3º da Lei 14.166/2021 são aqueles responsáveis por operações de crédito rurais e não-rurais contratadas há mais de 7 (sete) anos na data da formalização da renegociação/liquidação, lastreadas com recursos do FNE, que estejam em situação de inadimplência na posição 11/06/2021 e continuem atualmente nessa situação.

 

A Praça – A nova Lei prevê um prazo legal também para que as operações sejam concretizadas?

João Luís- O prazo estabelecido pela Lei para que os clientes efetivem a regularização de suas dívidas vai até 30/12/2022.

A Praça – No caso das empresas que vão completar 7 anos de pendências com o banco já podem se antecipar e negociar o pagamento? Elas se enquadram nos mesmos critérios da Lei?

João Luís – Caso o cliente não tenha completado os 7 (sete) anos de contrato, se esse prazo for completado dentro do prazo de vigência da Lei (até 30/12/2022), ele terá enquadramento somente quando o contrato completar os 7 (sete) anos, desde que atendidas as demais condições. Nesses casos, a orientação é que ele procure desde já o Banco do Nordeste para conhecer o valor para regularização da dívida e se preparar para obter o benefício quando tiver o direito.

A Praça – A agência do BNB Iguatu abrange 9 municípios da região. Os clientes inadimplentes aptos a realizar suas operações de quitação, eles precisam necessariamente estar no grupo de relações de negócios com o BNB de Iguatu? Se ele se relaciona hoje com outra agência que não seja a de Iguatu, como é que faz?

João Luís – O cliente deverá sempre procurar a sua agência de relacionamento, conforme o caso, para tratar sobre a regularização de sua dívida com base na Lei.

A Praça – Qual a importância desta Lei, principalmente para os que até agora não conseguiram quitar seus compromissos com o banco?

João Luís – A Lei possibilita aos clientes enquadráveis fazerem jus a descontos de até 90%, a depender do porte do cliente, localização do empreendimento e natureza do crédito (rural ou não rural), bem como o valor de principal que ele reembolsou ao Banco no curso da operação de crédito. Portanto, trata-se de uma excelente oportunidade de regularizar definitivamente dívidas inadimplentes com benefícios significativos.

A Praça – A própria Lei nº 14.166/2021 prevê um prazo, né? Até quando?

João Luís – Caso o cliente opte por renegociar a dívida: no caso do crédito rural, o esquema de reembolso vai de 30/11/2023 até 30/11/2032, em parcelas anuais; se o crédito for não rural, a primeira parcela vence em 30/01/2023 e a última em 30/11/2032, em parcelas mensais. É previsto também um bônus de adimplência de até 50% sobre cada parcela que for paga em dia a partir dessa nova renegociação. Ressalto que o benefício da liquidação à vista com desconto é bem mais vantajoso para o cliente, devendo o esforço do devedor ser empreendido prioritariamente nesse sentido.

 

A Praça – Indiretamente o BNB está visando cooperar com as classes produtivas, neste momento de soerguimento da economia, pós-pandemia?

João Luís – O Banco do Nordeste continua à disposição da classe produtiva para apoiar os empreendedores com as suas linhas de crédito de curto e longo prazo, as quais possuem as melhores taxas e prazos do mercado. No caso do financiamento para as empresas, é importante destacar que desde o início do mês de maio o cliente já está podendo optar entre as taxas de juros fixa ou pós-fixada nos novos negócios, conforme sua conveniência, na forma prevista na Resolução 4.989 do Banco Central.

A Praça – Quais são os canais do BNB disponíveis para os clientes interessados em manter contato com a instituição e negociar suas dívidas?

João Luís – O Banco está à disposição para atendimento por meio de suas agências físicas, portal na Internet (www.bnb.gov.br), redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e YouTube) e por meio do SAC 0800 728 3030.

MAIS Notícias
Entrevista: Jader Mendonça – Médico Proctologista
Entrevista: Jader Mendonça – Médico Proctologista

“O câncer de intestino tem um fator genético, que é inerente da pessoa, que já nasce com ele, e existem os fatores ambientais. Dentre os fatores ambientais, existe o tabagismo, o etilismo (álcool), a obesidade, o sedentarismo, e existem também os fatores relacionados...

Lu Basile: curadora da exposição do MIS sobre Humberto Teixeira
Lu Basile: curadora da exposição do MIS sobre Humberto Teixeira

A professora do curso de pós-graduação em Artes (UFC) e do curso de Música (UECE), Lu Basile é a curadora de uma exposição sobre a trajetória e obra do músico e poeta iguatuense Humberto Teixeira. Com o tema: “Quando o sertão ganhou o mar - a obra de Humberto...

Entrevista – Dom Geraldo Freire Bispo Diocesano de Iguatu
Entrevista – Dom Geraldo Freire Bispo Diocesano de Iguatu

No último dia 6 de agosto, completou o 1º ano da posse do novo bispo da Diocese de Iguatu, Dom Geraldo Freire. Sobre como tem sido este primeiro ano na Terra da Telha, em sua missão como novo bispo, sua adaptação à região e desafios enfrentados, Dom Geraldo conta em...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *