Festa dedicada a Senhora Sant’Ana mobiliza fiéis de Iguatu e região

19/07/2022

Começou oficialmente neste sábado, 16, os festejos dedicados à padroeira de Iguatu, Senhora Sant’Ana. A festa religiosa acontece até o próximo dia 26, feriado municipal, data também em que acontece a tradicional procissão percorrendo ruas e avenidas da cidade.

A festa nesse ano tem como tema central: ‘Com Senhora Sant’Ana, caminhamos juntos numa Igreja Sinodal, rumo ao Reino de Deus’. O padre Yukio Vieira faz um convite para população participar desse momento festivo religioso. “Desde já convidados nossos irmãos, irmãs, devotos e devotas, todas as pessoas com muita alegria que venham com seus familiares a participar da festa de nossa Padroeira Senhora Sant’Ana”. O pároco afirmou ainda que esse é momento de agradecimentos em poder voltar as celebrações com uma grande participação das pessoas.

Uma das novidades este ano é a mudança da localização do palco principal que vai ser posicionado no estacionamento da igreja. “Recebemos uma orientação do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para valorização maior da nossa igreja, por isso o palco foi mudado e vai ficar no ponto estratégico que vai dar uma melhor visibilidade para as pessoas. Estamos prontos para receber o grande público que costuma lotar o adro da matriz”, destacou padre Yukio.

 

Devoção

Muitos devotos vivem essa expectativa do início de uma das maiores festas religiosas do interior cearense. A aposentada Fransquinha Correia, 73, lembra que desde a infância participa das novenas da padroeira. “Eu quero tanto bem a Senhora Sant’Ana. Meu pai sempre pedia para gente participar das festas de Senhora Sant’Ana. Eu sou muito religiosa. Foi muito ruim o tempo que ficamos em casa, sem poder vir para a igreja. Essa festa vai ser uma grande bênção. Quando não posso vir, escuto pelo rádio. Na carreata, eu venho assistir mais minha filha. É muito bom”, declarou a devota que mantém viva a fé na santa padroeira. “Nós sabemos que em primeiro temos Deus, mas temos carinho e devoção a Senhora Sant’Ana. Já fiz muitas promessas e ela sempre me acompanhou, me atendeu. Sou muito grata a ela. Graças a Deus que passou, está passando essa tempestade. Só temos a agradecer a Deus”, disse.

Quem também espera ansiosa pelo novenário é Rosângela Neves. “A fé é o que nos move. Eu tenho fé e acredito no poder de Jesus Cristo. Esse momento de poder voltar à igreja, participar do novenário de nossa padroeira é também de agradecer”.

A festa dedicada à padroeira conta com vastas propagação além das novenas. “Juntem-se a nós neste momento importantíssimo de nossa Igreja, onde presencialmente, no adro da Igreja, celebraremos a nossa grande festa religiosa e porque não dizer o grande retiro espiritual de todos os devotos, onde refletiremos o tema: ‘Com Senhora Sant’Ana caminhamos juntos, numa Igreja Sinodal, rumo ao Reino de Deus”, convidou o pároco, afirmando ainda também que as pessoas poderão acompanhar a festa também pela página no Facebook: paroquiasenhorasantanamatriz, emissoras de rádio, e outros meios de comunicação e rede sociais.

Procissão

O festejo prossegue até o dia 26, quando acontecem às 6h, 8h, 10h e 16h missas, seguindo a partir das 17h a tradicional procissão de encerramento, Bênção do Santíssimo, dia também da solidariedade.

Conheça o percurso da procissão: Rua Martin Soares Moreno, Rua Floriano Peixoto, Rua José de Alencar, Rua Deocleciano Bezerra, Rua Antônio Mendonça, Rua Engenheiro Barreto, Rua José de Alencar, Avenida Fransquinha Dantas, Rua Coronel Virgílio Correia, Rua Dr. João Pessoa e Igreja Matriz.

Veja a programação completa no link: https://www.diocesedeiguatu.org.br/programacao-da-festa-de-senhora-santana-16-a-26-de-julho-de-2022/

MAIS Notícias
Trussu atinge 52%, percentual menor que do mesmo período em 2023
Trussu atinge 52%, percentual menor que do mesmo período em 2023

O reservatório Carlos Roberto Costa “Trussu”, em Iguatu, atingiu nesta semana 52% de sua capacidade total, percentual ainda menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando estava com 55% de sua capacidade. O melhor percentual registrado em 2024 foi...

Setores debatem porto seco e terminal de cargas em Iguatu
Setores debatem porto seco e terminal de cargas em Iguatu

Movimentos universitários, setores empresariais e políticos da cidade de Iguatu se reuniram ao longo da semana para debater a possibilidade de instalação de um ‘porto seco’ e um ‘terminal de cargas’ na região. A Unific e o curso de Economia da URCA realizaram...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *