Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois

29/03/2024

 

O 27º FETAC-Festival de Teatro Amador de Acopiara, será de 04 a 11 de Maio, um resgate do maior festival de teatro do interior, cuja última edição aconteceu em 2018

            Considerado o maior festival de teatro amador do interior do Ceará, o Fetac, que já é um patrimônio cultural da cidade volta a encantar o público, seis anos depois. A última edição aconteceu em 2018. Depois de muitas voltas e pedidos do público, o Fetac está de volta.

De acordo com Mardone Nunes, um dos organizadores do evento, a fase agora é de inscrições, quando os grupos de teatro que pretendem participar se inscrevem, com seus respectivos espetáculos. Após o encerramento das inscrições (22 março a 05 de abril) será a fase da seletiva dos espetáculos, para em seguida ser divulgada a programação.

Segundo Mardone Nunes e Dário de Souza, os espetáculos serão selecionados por uma comissão exclusiva da secretaria de Cultura. Para se inscrever o grupo candidato deve preencher os dados num formulário online disponibilizado no instagram do festival, https://ciacordel.blogspot.com/.

O Festival de Teatro Amador de Acopiara é um evento com seu viéis socioeducativo e cultural. Os espetáculos que são apresentados gratuitamente no palco do Centro Social Paroquial, também são levado para as ruas, escolas, associações de bairro e outros espaços onde o público está.

Realizado pela Cia. Cordel de Teatro, o evento segue apoiado pelos órgãos oficiais de cultura do Governo do Estado e do município, Ministério da Cultura, através da Lei de incentivo, Paulo Gustavo, Cagece e Banco do Nordeste.

Lançado pela primeira vez em 1989, por um grupo  de jovens do movimento local de teatro, o Fetac se fortaleceu através dos anos e hoje figura como o maior evento do gênero no Ceará. Sua marca mais consolidada é a formação de plateia. Pessoas que no início eram levadas pelos pais, hoje vão ver os espetáculos com os filhos. “É nosso maior legado, ver que as pessoas permanecem prestigiando e os festivais sempre com casa cheia”, frisou Dário de Souza, também organiza

 

 

MAIS Notícias
19 de março 2024: centenário de Mazé do Bandolim
19 de março 2024: centenário de Mazé do Bandolim

Maria José Leite Araújo, ‘Mazé do Bandolim’, completaria 100 anos no último 19 de março. Ela nasceu em São Mateus, atual município de Jucás, em 1924. Filha do casal José Facundo Leite e Ormecinda Correia Leite, tornou-se conhecida por seus dons carismáticos, bom humor...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *