Governadores discutem projetos e recursos para energias renováveis em Fortaleza

06/05/2023

Rogério Gomes

Correspondente em Fortaleza

 

O Ceará sediou nesta sexta-feira, dia 5 de maio, a reunião do Consórcio Nordeste, que reúne os governadores dos nove estados da região. O evento teve a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Na pauta do encontro, o potencial de energias renováveis do Nordeste, principalmente a criação de um hub avançado de hidrogênio verde gerado a partir de fontes renováveis como as energias eólica e solar. Gestores querem ampliação de outorgas e leilões para instalação de novas linhas de transmissão no Nordeste.

Esta foi a segunda reunião do grupo desde a posse dos novos governadores, no início do ano. A primeira foi em João Pessoa, na Paraíba. Para o governador paraibano João Azevedo, que é o atual presidente do Consórcio do Nordeste, a hora é de cobrar os compromissos assumidos pelo Governo Federal de investimento na região.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que veio a reunião do Consórcio do Nordeste para ouvir as demandas dos estados, mas reforçou a mensagem do presidente Lula que a região tem prioridade nas ações do Governo Federal.

O Ceará tem várias outorgas de empresas estrangeiras que desejam produzir a energia renovável no Estado. A maioria das outorgas dão prazo para as empresas se instalarem e começarem operar até 2026. “O operador nacional não autoriza nenhum novo projeto, exatamente por falta dessas linhas de transmissão. Então, nós temos uma lógica para se permitir o desenvolvimento real. Primeiro: as linhas de transmissões têm que ser construídas. Segundo: o prazo de construção tem que ser compatível com as outorgas já emitidas, porque, senão, essas empresas levarão esses investimentos para outras regiões, onde os pontos de conexões estão disponíveis”, disse o governador da Paraíba e presidente do Consórcio do Nordeste, João Azevedo.

“Eu não posso exigir que uma usina passe a operar, se eu não tenho uma linha de transmissão para essa energia poder escorrer. Então, eu acho que nós vamos encontrar um entendimento com o ministro para que tenhamos essa prorrogação”, afirmou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.

MAIS Notícias
Ceará é confirmado como zona livre de febre aftosa sem vacinação
Ceará é confirmado como zona livre de febre aftosa sem vacinação

Rogério Gomes Correspondente em Fortaleza   Foi publicada, no Diário Oficial da União do último dia 30 de abril, a portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária que confirma o Estado do Ceará como Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação. Além do Ceará, outros...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *