Governo e Assembleia Legislativa lançam projeto Ceará Sem Fome

25/02/2023

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

 

Governo do Ceará e Assembleia Legislativa do Ceará se unem em torno do projeto “Ceará Sem Fome”, que foi aprovado pelos deputados estaduais e já sancionado pelo governador Elmano de Freitas (PT). Nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará lançou a campanha “Pacto Ceará sem Fome”. O lançamento aconteceu durante a sessão especial de debate sobre a Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e Fome realizada pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB).

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, apresentou uma série de ações de combate à fome articuladas pelo Parlamento, para deputados e demais autoridades envolvidas na política de segurança alimentar do Estado do Ceará.

“O Pacto Ceará sem Fome surge como iniciativa fundamental para aglutinarmos esforços e garantirmos, o quanto antes, comida no prato de todas as famílias cearenses. Isso faz parte do projeto de ampliação das ações de responsabilidade social da Assembleia, indo além da rotina dos trabalhos legislativos com mais serviços e pactuações que cumprem o objetivo de prestar auxílio ao povo que mais precisa. Nos próximos anos, o combate à fome seguirá como tema urgente e que será cada vez mais abraçado pelo Parlamento com campanhas e mobilizações junto a outros poderes, instituições e sociedade civil”, destacou Evandro.

O Pacto Ceará sem Fome será executado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e o Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará.

Ainda antes do Carnaval, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), sancionou duas leis que têm uma importância social de enorme impacto social para o povo do Ceará: a que cria o Programa Ceará Sem Fome e outra que estabelece o Plano Estadual das Filas de Cirurgias Eletivas. As duas leis foram aprovadas pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa. “Quem tem fome tem pressa e quem está na fila por uma cirurgia não pode esperar. O Governo do Ceará não vai medir esforços para diminuir o sofrimento dos cearenses que aguardam por um procedimento cirúrgico. O plano sancionado prevê que Estado, municípios, hospitais filantrópicos e entidades privadas estarão juntos para reduzir a fila por operações, exames e consultas especializadas”, destacou o governador.

O projeto Ceará Sem Fome busca aproveitar a experiência de todos os setores da sociedade para levar a dignidade de ter um prato de comida para todos os cearenses que hoje sofrem com a insegurança alimentar. “A sanção foi na véspera do feriado de Carnaval, pois temos de nos colocar no lugar das pessoas que estão com fome ou esperando por cirurgias. Não dava para esperar. Vamos juntos porque dividir é sempre melhor que somar”, ressaltou Elmano de Freitas.

MAIS Notícias
Ceará é confirmado como zona livre de febre aftosa sem vacinação
Ceará é confirmado como zona livre de febre aftosa sem vacinação

Rogério Gomes Correspondente em Fortaleza   Foi publicada, no Diário Oficial da União do último dia 30 de abril, a portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária que confirma o Estado do Ceará como Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação. Além do Ceará, outros...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *