História do PCdoB é celebrada em solenidade na Câmara de Iguatu

21/05/2022

Os 100 anos do Partido Comunista do Brasil e sua importância para o país foram celebrados durante sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Iguatu (CMI) nesta sexta-feira, 20. Durante a solenidade, requerida pelo vereador Marconi Filho (PDT), foram homenageadas famílias que fazem parte da história e luta da sigla.

O vereador Marconi, que também presidiu a solenidade, enalteceu os militantes do partido. “O PCdoB faz parte da história do país ajudando na democratização de nossa nação”, discursou.

Na cidade esteve presente o ex-senador e deputado Inácio Arruda, que destacou a importância, ensinamentos e trabalho de diversas mulheres e homens do PCdoB, afirmando que todos fazem parte da história do partido e da democracia brasileira.

“Um partido que possui relevância na luta política e defesa dos melhores valores e da democracia e pela crença no povo brasileiro, na construção do projeto político do estado do Ceará, especialmente nos últimos anos. São 100 anos e um desafio extraordinário pela frente, de construir de fato uma nação livre, independente, soberana, solidária e acolhedora de todos que formam esse povo brasileiro”, disse Inácio.

Frei Chico, presidente do PCdoB Iguatu, relembrou os mais de 60 anos de ilegalidade vivenciados pelo partido, assim como as perseguições e violências sofridas pelos militantes. “Sentimos na pele o que foi lutar pela democracia. Fomos perseguidos e torturados. Não é pequena a façanha de manter vivo por tanto tempo um partido como o PCdoB”, apontou.

Na solenidade, estavam homens e mulheres que, simbolicamente, representavam as gerações que se sucederam ao longo dos anos e mantiveram os ideais revolucionários “Por uma sociedade mais justa, próspera e solidária. Um traço comum dos militantes de todas as épocas é o compromisso, o desprendimento, o amor e a coragem pelo Brasil”, destacou Cida Albuquerque, última vereadora pela sigla no parlamento iguatuense.

Homenagens

Foram homenageadas figuras ilustres que se dedicaram para construir o partido na região, e a memória dos que tombaram em defesa da democracia. José Moisés Ferreira, Maria de Lourdes Ferreira, Osvaldo Soares da Silva, Teresinha Alves de Assis e Francisca Saraiva, Pedro Gomes, Alzira Virgulino, Vandeilton Ferreira, Ismael Lopes de Araújo, ex-prefeito Elpídio Cavalcante entre outros guerreiros e guerreiras do PCdoB foram saudados entre outros, em nome de todos os homenageados, na noite de celebrações.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *