Março tem chuvas abaixo da média histórica em Iguatu

29/03/2024

Apesar dos bons registros de chuva na cidade de Iguatu em fevereiro, que já superaram a média histórica para o mês, o cenário não é tão animador para os últimos dias de março, que tradicionalmente são melhores em volume de chuvas.

Faltando dois dias para o fim de março, os dados parciais apontam que até sexta-feira, 29, foram registradas chuvas em 14 dias do mês. A média observada é de 140,9mm, enquanto a normal seria 192,3mm, resultando em um desvio negativo de 26,8%.

Em 2023, no mesmo mês, foram registrados em média 212 mm, cerca de 10% a mais da média histórica prevista.

Já era esperado que o trimestre março/abril/maio tivesse a maior probabilidade de chuvas abaixo da faixa normal na maior parte do território cearense, conforme a previsão climática sazonal do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), elaborada no último dia 22 de fevereiro.

Previsão

Para hoje, 30, todas as macrorregiões devem ter chuva, com os maiores acumulados ocorrendo no Cariri, no sul do Sertão Central e Inhamuns e no alto Jaguaribe. Nessas áreas, as chuvas podem ter intensidade de moderada a forte em alguns períodos, principalmente à tarde e à noite. As chuvas previstas devem-se à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atualmente encontra-se em 1ºS. Além da ZCIT, áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste do Brasil (NEB), os efeitos de brisa (terrestre e marítima) e a combinação de temperatura, umidade e relevo também contribuem para as condições de chuva.

Em relação à temperatura, são esperadas máximas em torno de 35°C em alguns municípios do médio Jaguaribe e do Sertão Central e Inhamuns, enquanto nas demais regiões as máximas devem variar de 29°C a 35°C.

Trussu

Hoje, o reservatório Carlos Roberto Costa (Trussu) encontra-se com 47,36% de sua capacidade total. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 45%. O manancial é estratégico, pois abastece a sede da cidade. O Trussu é o segundo maior reservatório da Bacia do Alto Jaguaribe, que abrange 24 açudes. O açude de Iguatu fica atrás somente do Juscelino Kubitschek (açude Orós), o segundo maior do estado, também ficando atrás do Castanhão.

 

 

MAIS Notícias
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo

A nova temporada do programa “Que Seja Doce” gera expectativa aos espectadores com sua 10ª edição e desta vez uma dupla que despertará a audiência da região. Jefferson Aleff, arquiteto e professor da FASC, e seu parceiro, o chef culinário Mateus Frota, foram...

Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça
Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça

Empresários, moradores e outros usuários do trânsito se manifestaram nesta semana para reclamar sobre uma obra iniciada no início de abril na Av. Dr. Alberico Mendonça, e segundo, os denunciantes, de lá para cá ficou paralisada inviabilizando totalmente o acesso de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *