Monsenhor Geraldo Freire Soares é ordenado bispo em cerimônia eucarística em Sertânia-PE

02/07/2022

A expectativa fica para a posse, programada para acontecer no próximo dia 06 de agosto, com a chegada do agora bispo diocesano, o quinto que assumirá a diocese de Iguatu, dom Geraldo Freire Soares, que foi ordenado bispo, na noite desta sexta-feira, 01, em Sertânia, no estado de Pernambuco.

De Iguatu, caravanas percorreram os mais de 430 km e se fizeram presentes nesse momento importante histórico. “Nos sentimos muito felizes em participar desse momento, quando há mais de um ano nossa diocese estava em vacância. Nosso Papa Francisco designou dom Geraldo para ser nosso bispo diocesano. Só temos a agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos presentes nesse momento. E ao mesmo tempo pedir a Deus que abençoe nosso novo bispo e nossa diocese. Estamos agora ansiosos para essa recepção”, disse Ezemar Araújo, da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma das mais de 40 pessoas de Iguatu que participou da cerimônia de ordenação do novo bispo diocesano.

A diocese também foi representada por padres e pelo administrador diocesano, padre João Batista, que durante a cerimônia falou em nome dos diocesanos pela alegria de um novo administrador para igreja católica da região, principalmente neste ano quando a diocese celebra 60 anos de instalação, antes da chegada do quinto bispo. “A diocese foi administrada dom Mauro Ramalho, dom José Doth, dom João Costa, atualmente arcebispo de Aracaju (Sergipe) e dom Edson de Castro homem, bispo emérito”, lembrou o padre, ressaltando ainda que o pastoreio tem um território bem vasto com 19 municípios e mais de 30 paróquias. “Nós rezamos que Deus o oriente nesta caminhada, neste pastoreio. Iguatu o aguarda, espera-o com muita alegria e muito entusiasmo”, disse o religioso.

Igreja missionária

Com o lema de seu bispado: “O Pão Nosso de Cada Dia”, em suas primeiras palavras nomeado oficialmente bispo, dom Geraldo Freire fez questão de agradecer aos religiosos e familiares que estiveram ao seu lado desde os primeiros passos na sua vocação religiosa, fazendo também um breve relato de sua caminhada dentro da igreja Católica. A data de nomeação episcopal não foi escolhida por acaso, uma vez que no dia 01 de julho celebra também 22 anos de presbítero. “Hoje começa uma nova missão. Obrigado Senhor, tudo é teu”, disse também dirigindo suas primeiras palavras ao povo da diocese iguatuense. “Á diocese de Iguatu, meu novo rebanho. Quando recebi a comunicação da anunciatura da nomeação de bispo para Iguatu me foi dito: ‘O Papa Francisco espera que o senhor, no seu pastoreio faça desta igreja uma igreja missionária’. Foi essa a incumbência que eu recebi. Em obediência à igreja, ao Papa Francisco, acolhi. Disse sim, a esse chamado. E conto com apoio, a participação de todos. E contem sempre com minha bênção e orações para o bem de todos”, ressaltou, afirmando ainda que a missão dada pelo Santo Padre é fazer da igreja católica uma diocese missionária. “O senhor que é de uma congregação missionária vai guiar essa diocese para que seja missionária. Por isso eu conto com os sacerdotes, seminaristas, religiosos, religiosas, leigos e leigas, nessa tarefa difícil da igreja que é evangelizar”, finalizou agradecendo a todos.

A cerimonia de ordenação episcopal aconteceu em Sertânia, no estado de Pernambuco, e contou com a presença de dezenas de convidados, representantes de várias dioceses de estados nordestinos. A celebração eucarística contou também como participação do bispo ordenante principal, dom Bernardino Marchió, bispo emérito da diocese de Caruaru (PE), dos bispos co-ordenantes dom José Luiz Ferreira Sales C.Ss.R, bispo da Diocese de Pesqueira (PE) e dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos C.Ss.R, bispo da Diocese de Campo Maior (PI).

Dom Geraldo Freire Soares foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Iguatu no dia 4 de maio de 2022. Ordenado bispo em 1 de julho de 2022 em Sertânia e a sua posse está programada para 6 de agosto de 2022, em Iguatu.

Diocese divulga programação da festa de Senhora Santana

A Diocese de Iguatu divulgou nessa sexta-feira, 1º, a programação da festa da padroeira Senhora Santana. Os festejos vão de 16 a 26 de julho. Confira no link abaixo toda programação da festa: https://www.diocesedeiguatu.org.br/programacao-da-festa-de-senhora-santana-16-a-26-de-julho-de-2022/

MAIS Notícias
Trussu atinge 52%, percentual menor que do mesmo período em 2023
Trussu atinge 52%, percentual menor que do mesmo período em 2023

O reservatório Carlos Roberto Costa “Trussu”, em Iguatu, atingiu nesta semana 52% de sua capacidade total, percentual ainda menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando estava com 55% de sua capacidade. O melhor percentual registrado em 2024 foi...

Setores debatem porto seco e terminal de cargas em Iguatu
Setores debatem porto seco e terminal de cargas em Iguatu

Movimentos universitários, setores empresariais e políticos da cidade de Iguatu se reuniram ao longo da semana para debater a possibilidade de instalação de um ‘porto seco’ e um ‘terminal de cargas’ na região. A Unific e o curso de Economia da URCA realizaram...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *