Moradores do Xixá temem rompimento da parede do açude

07/11/2020

Pelos menos três famílias que moram abaixo da parede do açude do Xixá, na localidade de mesmo nome, sítio distante cerca de 27 km da sede de Cariús, temem o rompimento do reservatório que tem capacidade para 3,5 milhões de m³ e está cheio. Depois de oito anos de seca, ele atingiu a capacidade máxima no período de inverno deste ano. Cerca de 60 famílias moram na localidade, todos dependem do reservatório para o abastecimento e trabalho. “Aqui é nossa maior riqueza. Esse açude a gente usa para nossas casas e pro trabalho. Eu tomei um susto grande quando vi aqui essa situação. Dá medo. Deus defenda! Se ele arrombar, vai destruir muitas propriedades pra baixo”, contou o agricultor Francisco Rodrigues.

Mas o que era motivo de alegria tornou-se medo. A parede principal está coberta por mato, tem muitos formigueiros e apresenta erosões provocadas por vazamentos. O vertedouro ou sangradouro como é chamado também tem problemas na estrutura, há rachaduras e muitas pedras estão soltas desperdiçando muita água. “Muitas pedras das paredes se soltaram. Depois do inverno foi que a gente notou esses problemas. O pessoal da prefeitura teve aqui em março, de lá pra cá só promessas. Esperamos que eles resolvam logo isso antes do inverno”, cobrou o agricultor Francisco Paulo Lucas.

Preocupação e medo

O temor dos moradores é sentido porque o açude desde que foi inaugurado na década de 1960, ao longo desse tempo, nunca passou por nenhum tipo de reforma. “A gente cobra que venham logo fazer esse reparo, porque já esperamos demais. A gente aqui com medo sai várias vezes debaixo de chuva, com criança com febre e no escuro vindo dormir nas casas dos vizinhos, na parte mais alta. Minha mãe foi embora com medo, outras pessoas também”, disse, mostrando-se preocupada a agricultora Vanda Rodrigues.

Previsão

Antônio Lima, secretário de Agricultura do município, confirmou que a secretaria já esteve no local com a COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e foi feito um relatório de todos os problemas apresentados no açude. Ainda de acordo com a pasta, a demanda já está com a secretaria de Infraestrutura de Cariús e a previsão é que na próxima semana retornem ao local para que seja avaliada a reclamação dos moradores e logo em seguida iniciados os trabalhos na parede do açude.

Cerca de 60 famílias moram na localidade, todos dependem do reservatório para o abastecimento e trabalho –
MAIS Notícias
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois

  O 27º FETAC-Festival de Teatro Amador de Acopiara, será de 04 a 11 de Maio, um resgate do maior festival de teatro do interior, cuja última edição aconteceu em 2018             Considerado o maior festival de teatro amador do interior do Ceará, o Fetac, que já...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *