O perigo do loteamento clandestino

27/06/2026

Francinildo Lima é Advogado e Corretor de Imóveis

Inicialmente é importante destacar que o Loteamento clandestino é diferente do irregular, que não possui registro nos órgãos públicos, cartório entre outros, sendo caracterizado como clandestino perante esses órgãos. Já o irregular iniciou os trâmites mas não concluiu os documentos.

O problema é que ao contrário do que muitos pensam, a responsabilidade de venda do loteamento clandestino não recai apenas para o loteador e sim também quem vende/comercializa.
O corretor por sua vez ao comercializar um lote pertencente ao loteamento clandestino, fere a lei do parcelamento do solo cometendo assim crise contra a administração pública, com pena de reclusão de 1 a 5 anos de prisão.

Importante destacar que o crime é consumado somente com a divulgação da comercialização, mesmo que a venda não se concretize.

O corretor por sua vez além de responder na esfera penal, responderá ainda na esfera civil e administrativa .

Na esfera administrativa o corretor responderá procedimento junto ao CRECI , podendo ser cancelada a sua inscrição no conselho.

Assim, o corretor antes de aceitar uma proposta de comercialização em loteamento, deverá tomar todas as medidas no que se refere a analisar documentação , procedimentos, registros cartorários, entre outros necessários evitando prejuízos ao cliente e problemas a ele próprio .

Bom final de semana !

MAIS Notícias
Quando Junho desembarcou no Brasil
Quando Junho desembarcou no Brasil

Há meses que não cabem no calendário. Junho é um deles. Ele chega vestido de bandeirolas, com cheirinho de milho assado, com o som da sanfona que parece atravessar séculos antes de alcançar nossos ouvidos. Mas a história dessa festa começou muito antes do que a gente...

Tribunal de Justiça afasta tabeliã de cartório em Quixelô
Tribunal de Justiça afasta tabeliã de cartório em Quixelô

    Essa semana uma decisão do Tribunal de Justiça do Ceará afastou por 90 dias a tabeliã do cartório de registro de imóveis e pessoas da cidade de Quixelô. De acordo com que foi vivenciado pelos usuários nos últimos meses, essa decisão já chega atrasada uma vez...

Fidelio
Fidelio

    Estava eu lendo o livro que estou lendo, Dr. Fauso, de Thomas Mann, e me deparei com Fidelio. E como não sei passar por um parágrafo sem compreendê-lo em sua plenitude (ou pelo menos na minha), fui pesquisar. Fiquei tão encantado e emocionado com o que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *