Opinião

01/07/2023

Férias
Chegando as férias escolares, pais de alunos terão uma folga com a chegada do mês de  julho. Por outro lado, devem aumentar opções para estudantes neste período com viagens, passeios e visitas aos principais pontos turísticos da cidade. Segundo um pai, o fato preocupante é com a permanência diante da TV e uso constante do celular. É preciso fazer algo diferente.

Fatos & Blogs

Combate a homofobia

Com grande mobilização no dia 28 de junho, a data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual. Nos últimos anos, o movimento passou a utilizar a sigla reduzida LGBTQIA+.

Desemprego

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 30, indicam um recuo de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Desemprego fica em 8,3%, menor patamar para trimestre em 8 anos. Nível de desocupação caiu 15,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior por conta da queda do número de pessoas procurando trabalho.

Viva a política

Com quadrilha organizada, alguns pré-candidatos aceleraram o passe durante os eventos juninos. Com o quadro estabilizado e vivendo um cenário “pós-pandemia”, o mês de junho voltou a ter uma de suas principais festas em plenitude. Para um analista, o mês tem sido utilizado por muitas personalidades para desfrutar o momento para aproximação com eleitorado, articulação com lideranças tanto na cidade como zona rural. Sem macular a vida e identidade partidária das pessoas, teve gente que apareceu onde não devia. VIVA!

Chacina do Curió

O assunto teve grande repercussão durante a semana. Na Assembleia Legislativa, o deputado Renato Roseno (Psol) diz que a chacina do Curió foi a maior chacina provocada por agentes policiais na história do CE. Ele ressalta a busca por justiça e responsabilização. Ele ressalta que as mães que precocemente enterraram seus filhos querem respostas.

Empregos

Os dados coletados são referentes ao mês de maio de 2023, e Fortaleza é a 4ª cidade do Brasil em geração de empregos formais, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta quinta (29). Outros municípios cearenses que também se destacaram positivamente foram Quixeramobim (283 contratações), Caucaia (250) e Abaiara (189). O saldo de janeiro a maio de 2023 na capital cearense ficou em 9.195.O fato deixa reflexão para o setor precário em nosso município.

Planos diretores

O deputado Guilherme Bismarck (PDT) sugere que os municípios façam planos diretores. O PDM é uma lei municipal que trata da organização e ocupação territorial de forma integrada, assim assegurando uma melhor qualidade de vida à população. Especialista concorda e sugere que importante ferramenta poderia ser utilizada nas próximas gestões e disciplinar  a situação grave de endividamento de alguns municipios.Com a divulgação do Censo do IBGE, momento para definir políticas públicas nos municípios.

Censo IBGE

População cearense cresceu 4% entre 2011 e 2022, e Fortaleza se tornou a quarta cidade mais populosa do país. Com relação ao município de Iguatu, população é de 98.064 pessoas, o que representa um aumento de 2,96% em comparação com o Censo de 2010. Os dados também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao censo de 2010.

 

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Novo DPVAT Prepare-se para pagar e como vai funcionar a volta do seguro automóvel obrigatório. O seguro foi rebatizado para Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). Reservas antigas se esgotaram e pagamentos para vítimas estão...

Opinião
Opinião

Homenagens FIEC celebra o Dia da Indústria e homenageia empresários e personalidades do setor A Ação aconteceu nesta quinta-feira (9). O levantamento aponta que 350.069 trabalhadores atuam nas 14 mil empresas e indústrias do cearense, produzindo riqueza e melhorando a...

Opinião
Opinião

Situação hídrica O Ceará tem hoje 72 açudes com capacidade máxima e outros 10 estão acima de 90%. O mês de maio vai iniciar com 8,05 bilhões de m³ de aporte hídrico no Ceará, o que não acontecia desde 2009. Atualmente com 56,30% da sua capacidade de reserva, a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *