Opinião

29/07/2023

Mês de julho recheado de atrações

Férias, clima com alta temperatura, em meio a festa dos Conterrâneos e a tradicional festa da Padroeira Senhora Sant’Ana. O fato marcante com atrações, presença de visitantes e autoridades da área política também. Até no esporte, o município se destacou com a atuação do Azulão diante do Santa Cruz (PE) e do Leão do Pici. Sem dúvida, um mês diferenciado e abençoado. Para um analista político, se acertarmos o passo na política, com diálogo e entendimento, teremos avanços e progresso com sustentabilidade. Leilão e política têm repercutido junto à população.

Fatos & Blogs

Redução de preços

Em doze meses foi de 7,72% pelo IGP-M. Em julho, foi registrada queda pelo quarto mês consecutivo, recuando 0,72%, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). O IGP-M é o índice de inflação mais usado para correção de aluguéis. Com o resultado negativo, os inquilinos podem cobrar que os valores sejam mantidos ou até reajustados para baixo.

Calçadas
Cuidado com a situação das calçadas. Para analistas, não existe padronização e a maioria é ocupada irregular, dificultando acesso dos pedestres. Cabe ao poder público a fiscalização e intervenção para melhorar a circulação das pessoas sem correr risco de acidentes.

Câmeras de monitoramento

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou que deve começar a implantar, a partir do dia 2 de agosto, câmeras de monitoramento 24h no interior das unidades prisionais do Estado e testar os dispositivos acoplados ao fardamento dos agentes. O governador prometeu investimentos em novas estruturas, assim como em inteligência para a polícia.

Queda no desemprego

Desemprego cai para 8%, melhor resultado para o trimestre em 9 anos. Alta de 2,4% no número de trabalhadores sem carteira assinada contribuiu para o resultado; número de pessoas desocupadas no país é de 8,6 milhões, aponta IBGE. O número de pessoas desocupadas no país é de 8,6 milhões, 785 mil a menos do que no trimestre anterior. Já a população ocupada teve alta de 1,1% e chegou a 98,9 milhões de pessoas, 1,1 milhão a mais em relação aos três primeiros meses do ano.

Devastação

Entre 2013 e 2022, 16.010 cearenses ficaram desalojados ou desabrigados após desastres naturais, como chuvas extremas, alagamentos, enchentes e deslizamentos de terras, de acordo com estudo técnico realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Conforme levantamento, os eventos climáticos impactaram a habitação no estado: Ao todo, 1.842 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja: tiveram o lar afetado por dano ou ameaça de dano e necessitam de abrigo provido pelo governo.

Secretaria de Proteção Animal

Governador Elmano sanciona Lei que cria Secretaria de proteção Animal no Ceará. O objetivo: promover o fortalecimento da assistência médico veterinária na Capital e no Interior a animais de pequeno e de grande porte. Isso inclui combater situações e práticas que causem sofrimento e danos às espécies silvestres, de criação e de estimação. Comenta-se nos bastidores que o deputado federal Célio Studart (PSD) tem “possibilidade” de assumir a cadeira de secretário.

Confeiteiro cria bolo de 50 kg reproduzindo igreja de quase um século atrás

Roberto Júnior decidiu produzir o bolo após ver uma imagem antiga da Igreja Matriz de Iguatu. O bolo foi feito por ele e duas auxiliares — uma delas é esposa dele. O alimento foi arrematado por 20 mil reais no leilão realizado pela paróquia na noite de terça-feira, 25, na Praça da Matriz.

 

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Novo DPVAT Prepare-se para pagar e como vai funcionar a volta do seguro automóvel obrigatório. O seguro foi rebatizado para Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). Reservas antigas se esgotaram e pagamentos para vítimas estão...

Opinião
Opinião

Homenagens FIEC celebra o Dia da Indústria e homenageia empresários e personalidades do setor A Ação aconteceu nesta quinta-feira (9). O levantamento aponta que 350.069 trabalhadores atuam nas 14 mil empresas e indústrias do cearense, produzindo riqueza e melhorando a...

Opinião
Opinião

Situação hídrica O Ceará tem hoje 72 açudes com capacidade máxima e outros 10 estão acima de 90%. O mês de maio vai iniciar com 8,05 bilhões de m³ de aporte hídrico no Ceará, o que não acontecia desde 2009. Atualmente com 56,30% da sua capacidade de reserva, a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *