Opinião

09/03/2024

Dia Internacional da Mulher

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a comemoração é para recordar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. No Ceará, mulheres são maioria na informalidade e seguem ganhando menos que os homens. Na política, as deputadas relatam 40% dos projetos, e metade é ‘pauta feminina’. Já a bancada feminina representa apenas 18% da Câmara. Dados do IBGE revelam ainda: mesmo mais escolarizadas, mulheres ganham 21% menos que homens. Igualdade de gênero nas empresas ainda está distante, dizem especialistas. Mercado empurra a mulher para o trabalho informal. Segundo o estudo, 21,3% das mulheres com 25 anos ou mais têm ensino superior. Entre os homens, o índice é de 16,8%. Já na área de e bem-estar social, como Serviço Social e Enfermagem, a participação feminina sobe para 92%.

Fatos & Blogs

Com a regulamentação da profissão, o projeto para motoristas de apps movido pelos argumentos a favor e contra. Governo diz que proposta amplia direitos. Conforme disse o presidente durante a cerimônia de apresentação da proposta, é manter a “autonomia” dos motoristas com um “mínimo de garantia” trabalhista. Categoria teme perda de autonomia e renda. Críticos acreditam que a autonomia dos trabalhadores pode ser diminuída, com brecha para empresas pagarem menos por hora trabalhada. Por outro lado, os motoristas passam também a contribuir com o INSS, para que estejam segurados pela Previdência Social. As empresas também terão que contribuir com um percentual para cada trabalhador.

No vermelho

No Brasil, 29% das empresas do setor de bares e restaurantes relataram prejuízos em janeiro deste ano, representando um aumento de 60% em relação aos 18% dos empreendimentos que fecharam dezembro do ano passado “no vermelho”. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em uma pesquisa realizada com 2.128 empresários do setor, em todos os estados do país, entre os dias 19 e 26 de fevereiro.

Feminicídio

Ceará é o estado com mais casos de feminicídio. As mulheres brasileiras ainda enfrentam diferentes tipos de violência. A cada 24 horas, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica em 2023, de acordo com o boletim Elas Vivem: Liberdade de Ser e Viver, que monitora diariamente dados que circulam nas mídias sobre violência e segurança. O Ceará é o estado com mais casos de feminicídios registrados nos últimos seis anos. Ao todo, 42 mulheres foram mortas em razão de sua identidade de gênero. Preocupante.

Eleições 2024

Janela para vereadores trocarem de partido começou nesta quinta-feira 7. Período de 30 dias é aberto em ano eleitoral para permitir a troca partidária sem que o político corra o risco de perder o mandato. Neste ano de eleições municipais, a janela abre para vereadores. Ela vai se encerrar no dia 5 de abril. Na prática, ela não tem repercussões para quem disputa cargos executivos, pelo sistema majoritário (que elege prefeitos, governadores e o presidente).

‘Dinheiro esquecido’

O Sistema do BC ainda tem R$ 8 bilhões disponíveis. Consulta pode ser feita por pessoas físicas e empresas no Sistema de Valores a Receber. Segundo a instituição, R$ 6 bilhões foram resgatados até janeiro de 2024.

Acerto com leão

O prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2024 começa em 15 de março e vai até 31 de maio. A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira (6) as regras para a declaração do IRPF, com ano-base em 2023.

Combate a dengue

Anvisa vai priorizar o registro de dispositivos para diagnóstico de dengue. A pedido do Ministério da Saúde, a agência informou que está analisando a possibilidade de comercialização de autotestes para o vírus. “O objetivo é ampliar o fornecimento de meios eficazes para o diagnóstico precoce da doença, permitindo uma resposta mais rápida no controle da epidemia” e estimular ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Enquanto isso, o Agente de Endemias segue com visita domiciliar para orientação sobre o combate a dengue no município. Por sua vez, os mesmos sentem-se prejudicados quando encontram algumas residências fechadas e abandonadas. No bairro Veneza, chama atenção o prédio onde funcionou o Colégio Ruy Barbosa.

 

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Situação hídrica O Ceará tem hoje 72 açudes com capacidade máxima e outros 10 estão acima de 90%. O mês de maio vai iniciar com 8,05 bilhões de m³ de aporte hídrico no Ceará, o que não acontecia desde 2009. Atualmente com 56,30% da sua capacidade de reserva, a...

Opinião
Opinião

Greve das Universidades Em greve desde o dia 15 de abril, os docentes das universidades federais do Ceará rejeitaram, por unanimidade, a proposta de correção de 12,5% do salário de técnicos e professores enviada pelo governo federal. A recusa mantém a greve da...

Opinião
Opinião

Brasil desigual A renda mensal do 1% mais rico é 40 vezes maior que dos 40% mais pobres, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (19). A...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *