Opinião

03/05/2024

Situação hídrica

O Ceará tem hoje 72 açudes com capacidade máxima e outros 10 estão acima de 90%. O mês de maio vai iniciar com 8,05 bilhões de m³ de aporte hídrico no Ceará, o que não acontecia desde 2009. Atualmente com 56,30% da sua capacidade de reserva, a situação hídrica do Ceará é considerada confortável. Conforme a imprensa, é considerado aporte tudo aquilo que entra de água no Estado e se mantém armazenado. A reserva hídrica é a soma da água já armazenada com o aporte. Abril tem o maior aporte hídrico dos últimos 15 anos. Com os 157 açudes monitorados, o Ceará possui uma capacidade de armazenamento hídrico de 18,5 bilhões de m³. De acordo com a resenha diária de monitoramento do Portal Hidrológico, atualmente as reservas atingem 10,42 bilhões de m³. Com relação ao açude Trussu (Roberto Costa), especialista afirma que a segurança hídrica está mantida. O fato traz alívio para a população.

Fatos & Blogs

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (2), que o Brasil está livre da febre aftosa e que não há mais a necessidade de vacinação dos rebanhos contra a doença. A declaração foi dada nesta quinta-feira (2) no Palácio do Planalto. Uma portaria reconhecendo a situação foi publicada nesta manhã no Diário Oficial da União (DOU).

Empregos
Ceará contratou mais do que demitiu. O Ceará conseguiu manter taxa estável no índice de emprego, registrando um saldo positivo, com mais contratações do que demissões neste primeiro trimestre de 2024. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Saúde

Brasil registra mais de 2.000 mortos por dengue e chega a mais de 4 milhões de casos prováveis. O recorde anterior era de 1,6 milhão de casos, em 2015. Quase 2 mil mortes foram causadas pela doença neste ano, e outras 2.345 estão sob investigação. Gestores devem continuar com ações junto à população para evitar outros  problemas.

Imposto de Renda

Presidente Lula sanciona reajuste do IR durante ato do 1º de Maio em SP. Nova lei garante isenção a quem ganha até dois salários mínimos, medida já estava valendo por meio de medida provisória e agora, com sanção do texto, se torna lei. No evento, o presidente também voltou a minimizar atritos entre governo e Congresso.

Recado para o eleitor

Quase no fim do prazo, TRE-CE terá alerta. Eleitor tem até o dia 8 de maio para regularizar situação com a Justiça Eleitoral.

Dia do Trabalhador

Após o feriado do Dia do Trabalhador, o país retorna às atividades. A ato pelo 1º de Maio aconteceu e foi marcante em várias cidades do país. Neste cenário, aconteceu em nosso município, evento na Vila Centenário pelas comemorações do cinquentenário da comunidade. Em meio ao legado de conquistas, uma programação voltada para comemorar o surgimento da Vila Centenário. Lembrar que a Vila Centenário nasceu a partir da grande cheia do rio Jaguaribe em 1974 na gestão do prefeito Adil Mendonça. O SESC movimentou a cidade no percurso da pedalada em mais uma edição do CicloSesc com grande participação de ciclistas iguatuenses. Com recorde histórico, o 27º CicloSesc reuniu 20 mil participantes em 11 municípios cearenses, comemorando a data exercendo o direito ao lazer, pedalando e fazendo atividade física com participantes e atividades diversas, além do atrativo sorteio de brindes e bicicletas.

Próximo feriado

Após o Dia do Trabalhador, o próximo feriado nacional será somente daqui a quatro meses. Porém, os trabalhadores ainda podem ser beneficiados com uma folga extra no dia 30 de maio, data em que é celebrado “Corpus Christi”. Mês de maio mobiliza comunidade católica e no bairro Veneza, seguem os preparativos para festa de Nossa Senhora de Fátima que será realizada de 4 a 13 de maio. Evento coincide com o Dia das Mães no domingo 12. Além da religião, a data movimentará o comércio que já se prepara com as promoções e opções para os consumidores. E para movimentar a economia, o pagamento do 13º salário do INSS começou nesta quinta-feira (2). O pagamento vai até o próximo dia 8, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). A próxima folga nacional que será vizinha a um final de semana, de acordo com o calendário do governo federal, será apenas em novembro: a Proclamação da República.

Política
Estamos em 2024, ano de eleições municipais em todo o Brasil. Em outubro, os eleitores dos quatros cantos do país irão às urnas escolher quem serão os próximos prefeitos e vereadores. Tudo pelo voto, o pleito que vai acontecer daqui a poucos meses, trará vários ingredientes para convencer o eleitorado do município. No momento, o tema segue com a mudança de partido, apoiadores e surgimento de candidatos vinculados à experiência e “Laços de Família”. Pelos comentários, a disputa pelo segundo lugar na eleição vai ser duríssima. Com as convenções e divulgação de pesquisas, logo mais teremos uma definição até as urnas. Para um analista, na realidade, Iguatu precisa de união e soluções práticas para desenvolver. Recado para o Eleitor. Quase no fim do prazo, TRE-CE alerta. Eleitor tem até o dia 8 de maio para regularizar situação com a Justiça Eleitoral. Após 8 de maio, o cadastro eleitoral só reabre em novembro.

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Novo DPVAT Prepare-se para pagar e como vai funcionar a volta do seguro automóvel obrigatório. O seguro foi rebatizado para Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). Reservas antigas se esgotaram e pagamentos para vítimas estão...

Opinião
Opinião

Homenagens FIEC celebra o Dia da Indústria e homenageia empresários e personalidades do setor A Ação aconteceu nesta quinta-feira (9). O levantamento aponta que 350.069 trabalhadores atuam nas 14 mil empresas e indústrias do cearense, produzindo riqueza e melhorando a...

Opinião
Opinião

Greve das Universidades Em greve desde o dia 15 de abril, os docentes das universidades federais do Ceará rejeitaram, por unanimidade, a proposta de correção de 12,5% do salário de técnicos e professores enviada pelo governo federal. A recusa mantém a greve da...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *