PF apura denúncia de uso de ‘milícia’ na campanha

07/11/2020

Atualizado às 05h30 do sábado, 07.

Na manhã de sexta-feira, 06, por quase três horas, agentes da Polícia Federal estiveram no escritório de apoio jurídico do deputado estadual Agenor Neto (MDB), que é candidato à Prefeitura de Iguatu. Os agentes cumpriam mandado de busca e apreensão no local situado na rua Dr. João Pessoa, no centro da cidade.

A ação ocorreu após pedido do Ministério Público Eleitoral do Ceará (MPCE) e foi autorizada pelo juiz eleitoral Eduardo André Dantas Silva, da 13ª Zona. A investigação não adiantou se houve prisões em flagrante, mas a assessoria do órgão federal afirmou que a investigação é ampliada para casos de “coação ao eleitor e formação de milícias” e que documentos e materiais eletrônicos foram apreendidos para análises.  

Os crimes de coação, se comprovados, têm penas de reclusão de até quatros anos. Já os casos de usurpação de função pública têm penas previstas de dois a cinco anos de reclusão.

Denúncia

A denúncia tinha o objetivo ainda de apurar presença de armas de fogo e munições, além de documentos, telefones celulares, notebooks, tablets e demais instrumentos utilizados na prática delituosa.

Segundo o MPE, o local alvo da operação policial “é ocupado por um grupo de policiais militares investigados por formação de milícia privada, usurpação de função pública e por intimidar e coagir eleitores e partidários contrários ao candidato Agenor Neto, no pleito eleitoral do corrente ano em Iguatu”.

A operação reuniu quatro viaturas e dez agentes da PF.

Resposta

A assessoria da coligação do candidato do MDB emitiu nota assinada pelas siglas partidárias que compõem a coligação, rechaçando a denúncia, classificando-a como “absurda” e afirmando ainda que nada foi encontrado no local que leve à comprovação de ilícitos vinculados aos seus candidatos. O comunicado declarou que os presentes no escritório alvo da operação colaboram mesmo considerando-na “excessiva”. A nota rebateu o que definiu como “perseguição” da coligação adversária com criação de factoides.

O candidato Agenor Neto elogiou a ação da Polícia Federal e disse esperar que seja feita operação para investigar as denúncias de desvio de recursos da administração atual.


NOTA

A Coligação Iguatu Feliz de Novo, composta pelos partidos MDB, PSB e SD, vem tornar público os reais fatos ocorridos nesta manhã na sede do Escritório Jurídico da aludida Coligação.

A Policia Federal, em visita ao endereço, reuniu esforços para averiguar e coletar supostos indícios de utilização de força policial em apoio ao candidato majoritário desta coligação. Um verdadeiro Absurdo! Nada foi encontrado que leve à comprovação deste ou de quaisquer outros ilícitos vinculados à Coligação e seus candidatos.

De maneira respeitosa e eficiente, mesmos surpresos com o excesso da medida, os advogados da Coligação permaneceram à disposição das autoridades policiais, para apresentarem documentos e esclarecimentos quando necessário.

A Coligação Iguatu Feliz de Novo vem reiterar seu compromisso com a verdade e lisura do pleito eleitoral, bem como seu respeito à Democracia, não podendo contudo, deixar de afirmar a sua clara repulsa com a perseguição manipulada pela coligação Iguatu É do BEM, patrocinada pelo atual prefeito, que inconformado com a sua vindoura derrota nas urnas, insiste em criar factóides, para amedrontar a população dos que menos tem.

Iguatu/CE, 06 de novembro de 2020.

MAIS Notícias
Eletricista morre após sofrer descarga elétrica em Iguatu
Eletricista morre após sofrer descarga elétrica em Iguatu

Na terça-feira, 16, o eletricista Raimundo André, 35, perdeu a vida após sofrer uma forte descarga elétrica enquanto realizava um serviço em uma residência no bairro Veneza, em Iguatu. O acidente ocorreu enquanto André prestava seus serviços no imóvel. Ao tocar em um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *