Posse de Elmano de Freitas acontece neste domingo na Assembleia Legislativa e Palácio da Abolição

31/12/2022

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

 

O governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), toma posse neste domingo, dia 1° de janeiro, em cerimônias programadas para a Assembleia Legislativa do Ceará, às 7h30min, e para o Palácio da Abolição, às 9 horas. Na sede do Governo Estadual, haverá a transmissão de cargo da governadora Izolda Cela para Elmano de Freitas. O secretariado estadual também será empossado no Palácio da Abolição, que já está com uma estrutura montada para dois mil convidados

Por volta das 13 horas, Elmano de Freitas, sua vice Jade Romero, e Izolda Cela seguem para Brasília, a fim de acompanhar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, e também do ministro da Educação, Camilo Santana, que foi eleito senador pelo Ceará.

Na quinta-feira, 29, Elmano de Freitas apontou mais 12 secretários que farão parte da sua gestão a partir de 1° de janeiro de 2023. O deputado estadual reeleito Salmito Filho (PDT) foi anunciado secretário do Desenvolvimento Econômico. Yrwana Albuquerque fica na Secretaria do Turismo.

Também deputado estadual reeleito, Moisés Braz (PT) foi confirmado na Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Na chefia da Secretaria do Meio Ambiente, no próximo mandato, fica Vilma Freire.

Na secretaria do Trabalho foi anunciado Vladyson Viana. Para a secretaria dos Povos Indígenas foi anunciada a professora Juliana Alves. Rogério Pinheiro foi indicado para a secretaria de Esporte.

A vice-governadora eleita Jade Romero vai ocupar a secretaria das Mulheres. Aloísio Carvalho foi anunciado para a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Para a secretaria da Igualdade Racial foi anunciada Zelma Madeira.

O deputado federal reeleito, Robério Monteiro (PDT), foi escolhido para comandar a secretaria dos Recursos Hídricos. Reeleito deputado estadual, Zezinho Albuquerque (PP) volta ao comando da secretaria das Cidades.

Nesta sexta-feira, 30, foram anunciados mais 9 secretários. Casa Civil – Max Quintino, mestre em Economia do Setor Público pelo Programa de Pós-graduação em Economia da UFC e graduado em Geografia pela Uece.

Articulação Política – Waldemir Catanho, graduado em Jornalismo pela UFC. Filiado ao PT.

Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Sandra Monteiro, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas. Tem especialização em Administração Hospitalar e em Fisiologia Humana; mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC; e pós-doutorado pela UFC. Atuou na docência no IFCE, UFRN e Unifor.

Secretaria da Infraestrutura – Antônio Nei, advogado formado pela Unifor.

Pesca e Agricultura – Oriel Nunes, deputado estadual eleito para a legislatura 2023-2026. Fisioterapeuta e agropecuarista.

Relações Internacionais – Roseane Medeiros, graduada em Engenharia Civil pela UFC e mestre em Engenharia Estrutural pela PUC-RJ

Direitos Humanos – Socorro França, graduada em Direito, Administração e Economia e com mestrado em Direito Público, tem quase 60 anos de serviço público.

Cidadania e Diversidade – Mitchelle Meira, especialista em direitos humanos, assessora parlamentar, vice-presidente do Conselho Estadual de Combate à Violência e Discriminação LGBT; secretária Estadual do LGBT do PT e membro da Secretaria Nacional LGBT do PT.

Conselho Estadual de Educação – Ada Pimentel, graduada em História e Pedagogia, com pós-graduação em Administração da Educação e Mestrado em Educação. Foi professora na educação básica e na Uece, diretora escolar, delegada Regional de Educação.

O governador eleito Elmano de Freitas já tinha anunciado 11 secretários na semana passada:

Saúde – Tânia Mara Coelho
Segurança Pública – Samuel Elanio
Administração Penitenciária – Mauro Albuquerque
Controladoria Geral de Disciplina – Rodrigo Bona Carneiro
Proteção Social – Onelia Santana
Procuradoria Geral do Estado – Rafael Machado Moraes
Cultura – Luísa Cela
Planejamento e Gestão (Seplag) – Sandra Machado
Fazenda – Fabrizio Gomes
Educação – Eliana Estrela
Juventude – Adelita Monteiro

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *