Primeira reunião CPI da CAF marcada por ausência de depoentes

29/03/2024

A Câmara Municipal de Iguatu (CMI) foi palco da primeira reunião aberta ao público da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na quarta-feira, 27, que investiga possíveis irregularidades em empréstimos internacionais. Esses empréstimos, no montante de R$ 250 milhões, foram adquiridos pela administração pública junto à Confederação Andina de Fomento – CAF.

A reunião foi marcada pela ausência de dois dos três depoentes convocados. Ana Cláudia Cavalcante e Karlinando Bezerra, ambos esperados para prestar esclarecimentos, não compareceram, solicitando o adiamento de seus depoimentos sob a alegação de terem sido convocados com tempo insuficiente. O único depoente presente foi Marcos Ageu.

O presidente da CPI, vereador Sávio Sobreira (PDT), expressou sua preocupação com a ausência dos convocados, ressaltando que a presença é obrigatória. “É crucial para os esclarecimentos dos fatos em investigação. As ausências sem justificativa legal acarretará medidas, como condução coercitiva, conforme previsto em lei”, disse.

A nova data para os depoimentos dos ausentes foi marcada para o dia 3 de abril. A presidência da CPI foi atribuída ao vereador Sávio Sobreira (PDT), enquanto a relatoria ficou sob a responsabilidade de Rubenildo Cadeira (Republicanos). Além deles, compõem a comissão os vereadores Lindovan Oliveira (PSB), Marciano do Povo (PSD) e Louro da Barra (SD).

Os membros da CPI já realizaram suas primeiras reuniões internas e aprovaram requerimentos direcionados a órgãos como a Caixa Econômica Federal, Receita Federal e Prefeitura Municipal de Iguatu. O objetivo é obter informações cruciais para a investigação em curso, incluindo documentos, cópias de contratos, relatórios de fiscalização e pareceres técnicos.

Em declarações recentes Sávio Sobreira (PDT) adiantou que os contratos em análise preveem um repasse de R$ 23 milhões para assessorias na análise de projetos de obras. As primeiras reuniões ocorreram nos gabinetes.

 

MAIS Notícias
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo

A nova temporada do programa “Que Seja Doce” gera expectativa aos espectadores com sua 10ª edição e desta vez uma dupla que despertará a audiência da região. Jefferson Aleff, arquiteto e professor da FASC, e seu parceiro, o chef culinário Mateus Frota, foram...

Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça
Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça

Empresários, moradores e outros usuários do trânsito se manifestaram nesta semana para reclamar sobre uma obra iniciada no início de abril na Av. Dr. Alberico Mendonça, e segundo, os denunciantes, de lá para cá ficou paralisada inviabilizando totalmente o acesso de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *