Silvani Soares – Opinião

04/05/2019

Hipoteca reversa

O governo estuda regulamentar nova modalidade de crédito, com garantia em imóvel quitado. Na chamada ‘hipoteca reversa’, os donos de imóveis já quitados poderão buscar crédito em instituições financeiras, dar o imóvel como garantia e continuar morando no local. Informou na quinta-feira (2) o Ministério da Economia. De acordo com Garcia, a grande vantagem dessa modalidade de crédito é o cliente poder continuar morando em sua residência. “É um produto geralmente orientado para pessoas de idades mais avançadas. “O contrato só se encerra em três situações: óbito do mutuário; caso o mutuário decida se mudar, por vontade própria; ou quando o mutuário decide pagar sua dívida e encerrar o contrato”, disse o assessor da Secretaria de Política Econômica.

Fatos & Blogs

Economia estagnada

Produção da indústria volta ao vermelho e já caiu 2,2% no ano. Queda em relação a março de 2018 é de 6,1%, pior marca desde 2017, reforçando a leitura de analistas com a perda de ritmo e maior fraqueza da economia. Em outro cenário, o Planalto quer evitar mudanças no texto da Reforma da Previdência, sabendo que ainda não tem votos em plenário.

AL adia votação de projetos

Foi adiada para a próxima semana, a votação prevista para esta sexta-feira (3) do projeto de lei enviado pelo Governo do Estado que determina que o preso pague pelo uso da tornozeleira eletrônica. A votação não ocorreu por falta de deputados em Plenário. Outro projeto polêmico foi adiado para a próxima semana e trata da liberação de bebidas nos estádios. Antes, a casa já tinha adiado a votação de mensagens do governo como a ratificação, pelo Ceará, da criação do “Consórcio Nordeste, e a votação da criação do “Fundo Estadual do Trabalho”. Desde março, servidores ligados ao Sine no Ceará protestam por cortes no orçamento.

Dia D vacinação 

Neste sábado (4), marca o dia Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No Estado, serão 13.830 profissionais da saúde atendendo em 2.835 postos de vacinação. Secretaria de Saúde também disponibilizou vários pontos de vacinação em Iguatu e orienta: Não esqueça do cartão e documento de identificação também. A vacinação começará às 8h e seguirá até as 17h.

Junta Comercial promete abrir empresa em 5 minutos

“A automatização do registro possibilitará maior agilidade às aberturas de empresas, tendo em vista que o processo será aprovado em segundos, se todos os dados estiverem preenchidos corretamente. Expectativa de futuros empreendedores. 

Regularizar título de eleitor

Termina no dia 6 de maio o prazo para regularizar o título dos eleitores faltosos.  No Ceará, são 66.098 eleitores faltosos que poderão ter o título cancelado caso não procurem atendimento.

3º Arraiá do Povo

O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, lançou, esta semana o 3º Arraiá do Povo. De acordo com o gestor, a festa será realizada no período de 12 a 16 de junho, no parque de Exposições do Rotary Club de Iguatu. “A exemplo do ano passado, grandes atrações farão parte da festa. O Arraiá do Povo vai contar com apoios do governo do Estado do Ceará e da iniciativa privada”, explicou o gestor. A programação inclui a realização de Festival de Quadrilhas, que atrai milhares de moradores, movimenta os grupos brincantes da região e valoriza a cultura popular. Apesar do anúncio promover entretenimento, gerou críticas de opositores diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município.

Novenário de Fátima no bairro Veneza

Novenário na Capela de Fátima no bairro Veneza começa neste sábado (4). Vinculada à Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, evento religioso chega a sua 14ª edição no bairro. Com o tema: “Com Nossa Senhora de Fátima viver a alegria da Santidade”, o evento inicia com Alvorada, Hasteamento da Bandeira e missa à noite presidida pelo vigário da Paróquia, Padre Rogério Tadeu Mesquita. Após a celebração, haverá a tradicional quermesse no salão de eventos da capela. O encerramento será dia 13 com procissão pelas ruas do bairro e missa solene presidida pelo pároco João Batista.

Faleceu aos 95 anos, Raimundo Felipe Sobrinho

Iguatu perdeu, esta semana, um grande benfeitor. Com um currículo dedicado à educação do município, escritor, político e colaborador de entidades sociais do município. Esteve à frente do Colégio Adahil Barreto, que se tornou referência no ensino na região à época formando uma geração e um legado para as famílias. À família, os sentimentos deste ex-aluno do Colégio Adahil Barreto.

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Homenagens FIEC celebra o Dia da Indústria e homenageia empresários e personalidades do setor A Ação aconteceu nesta quinta-feira (9). O levantamento aponta que 350.069 trabalhadores atuam nas 14 mil empresas e indústrias do cearense, produzindo riqueza e melhorando a...

Opinião
Opinião

Situação hídrica O Ceará tem hoje 72 açudes com capacidade máxima e outros 10 estão acima de 90%. O mês de maio vai iniciar com 8,05 bilhões de m³ de aporte hídrico no Ceará, o que não acontecia desde 2009. Atualmente com 56,30% da sua capacidade de reserva, a...

Opinião
Opinião

Greve das Universidades Em greve desde o dia 15 de abril, os docentes das universidades federais do Ceará rejeitaram, por unanimidade, a proposta de correção de 12,5% do salário de técnicos e professores enviada pelo governo federal. A recusa mantém a greve da...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *