Trussu atinge 52%, percentual menor que do mesmo período em 2023

20/04/2024

O reservatório Carlos Roberto Costa “Trussu”, em Iguatu, atingiu nesta semana 52% de sua capacidade total, percentual ainda menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando estava com 55% de sua capacidade. O melhor percentual registrado em 2024 foi de 58%.

Os anos de 2004 e 2011 foram marcados como os únicos anos de sangria do reservatório desde sua construção. Entre os meses de fevereiro e abril – período que compreende a quadra invernosa – deste ano, o reservatório teve um ganho de 5% em seu volume total.

Nos últimos seis dias, o reservatório teve um aumento de 46cm em seu espelho d’água. Os níveis são atualizados diariamente pela Companhia de Gestão e Recursos Hídricos – COGERH-Iguatu.

 

Capacidade total

O reservatório Trussu foi construído sobre o leito do rio Trussu, numa parceria entre o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará. As obras foram concluídas em 1996 e a capacidade total do reservatório é de 301.000.000m³.

A gestão dos recursos hídricos é uma questão crucial para a região, e a situação do reservatório Trussu é um indicativo importante da disponibilidade de água na área. As autoridades continuam monitorando de perto a situação e trabalhando para garantir o uso sustentável dos recursos hídricos.

Ceará

Em 2024, com um volume expressivo de chuvas, reservatórios que estavam há mais de uma década sem sangrar voltaram a verter. Até o momento, 64 açudes já sangraram no Ceará esse ano, e desses, 7 voltaram atingir 100% do volume após 15 anos, outros 2 verteram novamente depois de 13 anos. Em diferentes municípios a sangria dos açudes é celebrada pela população e pelo poder público, inclusive fazendo dos reservatórios pontos atrativos para apreciação e lazer. Do ponto de vista prático, o momento é sinônimo de acúmulo de água em reservatórios que garantem abastecimento das sedes das cidades, de distritos e até de regiões vizinhas e água corrente nos rios intermitentes.

Nos municípios de Morada Nova, Catunda, Irauçuba, Umirim, Caridade, Tejuçuoca e Iracema a capacidade máxima de alguns reservatórios foi atingida 15 anos após a última sangria, conforme dados do Portal Hidrológico do Governo do Estado.

MAIS Notícias
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo

A nova temporada do programa “Que Seja Doce” gera expectativa aos espectadores com sua 10ª edição e desta vez uma dupla que despertará a audiência da região. Jefferson Aleff, arquiteto e professor da FASC, e seu parceiro, o chef culinário Mateus Frota, foram...

Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça
Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça

Empresários, moradores e outros usuários do trânsito se manifestaram nesta semana para reclamar sobre uma obra iniciada no início de abril na Av. Dr. Alberico Mendonça, e segundo, os denunciantes, de lá para cá ficou paralisada inviabilizando totalmente o acesso de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *