Ultramaratonista iguatuense completa prova de 52km

29/03/2024

 

“O maior desafio da minha vida de atleta. Não tinha visto nada igual”. Definiu Francisco Kleber Bandeira, 44, ao superar os percalços de cruzar a linha de chegada da ‘Indomit Pedra do Baú’, em São Bento do Sapucaí, São Paulo, no último final de semana.

O ultramaratonista, que divide sua rotina como servidor federal, encarou a árdua tarefa de se preparar para a prova desde agosto de 2023. A ‘Indomit Pedra do Baú’ é conhecida por seu percurso desafiador de 52km, atravessando montanhas e sendo considerada uma das mais difíceis e prestigiadas pelos corredores de trilha no Brasil.

Com um ganho altimétrico de 3.261 metros, equivalente a subir o Monte Cruz de Pedras em Iguatu por 17 vezes, a Indomit é vista como uma verdadeira prova de resistência. Este ano, a competição celebrou seu 10º aniversário, atraindo milhares de corredores de todo o país. “Largamos pontualmente às 6h da manhã, ainda sem acreditar que estava ali naquela prova que antes assistia e acompanhava pelo Instagram”, disse.

Desafios

A corrida apresentou dificuldades desde o início, com subida íngreme e constante do quilômetro 3 ao 10. Kleber relembra o momento em que enfrentou um temporal no trajeto, tornando as trilhas praticamente intransitáveis. “Era muita subida. O vento era congelante, o que tornou as trilhas impossíveis de correr”, contou.

Apesar dos obstáculos, Kleber conseguiu manter o ritmo e alcançar o ponto de corte no quilômetro 43 antes do prazo estabelecido. Com pouco mais de 8 horas de prova, ele cruzou a linha de chegada na 57ª colocação geral e 20ª em sua faixa etária.

Início

Seu caminho como corredor começou em 2018, quando Kleber decidiu entrar no mundo das corridas de rua como forma de se manter ativo e controlar o peso que em seu auge enfrentou problemas com obesidade ao pesar mais de 100kg. Desde então, ele tem conquistado diversos troféus em provas de 5k e 10k, inicialmente sua distância favorita. Com a pandemia, veio a interrupção das provas e a necessidade de se adaptar aos treinos noturnos para evitar aglomerações.

Mesmo diante dos desafios, Kleber persistiu e, com o apoio da assessoria Outdoor Cariri e do grupo Avexados Runners, continuou a se dedicar às longas distâncias. Com a mais recente prova ele chega a 11 participações em eventos de ultramaratonas pelo país.

MAIS Notícias
Chuvas abaixo da média frustram expectativa de sangria do Trussu
Chuvas abaixo da média frustram expectativa de sangria do Trussu

Iguatu encerra o mês de abril de 2025 com um cenário climático diferente do que vinha sendo nos últimos meses. As chuvas ficaram 21,8% abaixo da média histórica, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme. O volume acumulado foi de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *