Ultramaratonista iguatuense completa prova de 52km

29/03/2024

 

“O maior desafio da minha vida de atleta. Não tinha visto nada igual”. Definiu Francisco Kleber Bandeira, 44, ao superar os percalços de cruzar a linha de chegada da ‘Indomit Pedra do Baú’, em São Bento do Sapucaí, São Paulo, no último final de semana.

O ultramaratonista, que divide sua rotina como servidor federal, encarou a árdua tarefa de se preparar para a prova desde agosto de 2023. A ‘Indomit Pedra do Baú’ é conhecida por seu percurso desafiador de 52km, atravessando montanhas e sendo considerada uma das mais difíceis e prestigiadas pelos corredores de trilha no Brasil.

Com um ganho altimétrico de 3.261 metros, equivalente a subir o Monte Cruz de Pedras em Iguatu por 17 vezes, a Indomit é vista como uma verdadeira prova de resistência. Este ano, a competição celebrou seu 10º aniversário, atraindo milhares de corredores de todo o país. “Largamos pontualmente às 6h da manhã, ainda sem acreditar que estava ali naquela prova que antes assistia e acompanhava pelo Instagram”, disse.

Desafios

A corrida apresentou dificuldades desde o início, com subida íngreme e constante do quilômetro 3 ao 10. Kleber relembra o momento em que enfrentou um temporal no trajeto, tornando as trilhas praticamente intransitáveis. “Era muita subida. O vento era congelante, o que tornou as trilhas impossíveis de correr”, contou.

Apesar dos obstáculos, Kleber conseguiu manter o ritmo e alcançar o ponto de corte no quilômetro 43 antes do prazo estabelecido. Com pouco mais de 8 horas de prova, ele cruzou a linha de chegada na 57ª colocação geral e 20ª em sua faixa etária.

Início

Seu caminho como corredor começou em 2018, quando Kleber decidiu entrar no mundo das corridas de rua como forma de se manter ativo e controlar o peso que em seu auge enfrentou problemas com obesidade ao pesar mais de 100kg. Desde então, ele tem conquistado diversos troféus em provas de 5k e 10k, inicialmente sua distância favorita. Com a pandemia, veio a interrupção das provas e a necessidade de se adaptar aos treinos noturnos para evitar aglomerações.

Mesmo diante dos desafios, Kleber persistiu e, com o apoio da assessoria Outdoor Cariri e do grupo Avexados Runners, continuou a se dedicar às longas distâncias. Com a mais recente prova ele chega a 11 participações em eventos de ultramaratonas pelo país.

MAIS Notícias
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo
Iguatuenses participam do ‘Que Seja Doce’ no grupo Globo

A nova temporada do programa “Que Seja Doce” gera expectativa aos espectadores com sua 10ª edição e desta vez uma dupla que despertará a audiência da região. Jefferson Aleff, arquiteto e professor da FASC, e seu parceiro, o chef culinário Mateus Frota, foram...

Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça
Empresários denunciam descaso em obra na Av. Dr. Alberico Mendonça

Empresários, moradores e outros usuários do trânsito se manifestaram nesta semana para reclamar sobre uma obra iniciada no início de abril na Av. Dr. Alberico Mendonça, e segundo, os denunciantes, de lá para cá ficou paralisada inviabilizando totalmente o acesso de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *