Victor Godoy cumpre agenda em Iguatu em meio a protocolo de curso de Medicina e protestos

25/06/2022

O ministro Victor Godoy, titular da pasta da Educação, visitou o município para assinar protocolo para a instalação do curso de Medicina no Instituto Federal do Ceará (IFCE) na região. Victor foi recebido por autoridades e por protestos de estudantes na manhã desta quinta-feira, 23, em Iguatu.

Também participaram do encontro o reitor do IFCE, Wally Menezes, o diretor-geral do Campus Iguatu, Francisco Heber, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Santaana, a secretária de Regulação e Supervisão Superior do MEC, Diana Azin, o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, além de outras autoridades da região.

O deputado federal Nelho Bezerra (União), aliado do Governo Federal e presente no evento, fez a articulação para a vinda do ministro à cidade. “É um projeto inovador que vai naturalmente ser estudado e com todas as suas necessidades de avaliação. Tem um investimento que o deputado Nelho Bezerra está fazendo aqui na região de R$ 9 milhões, aqui no Instituto Federal para poder ampliar os laboratórios, fazer toda a preparação, porque um curso de Medicina não se implanta sem toda uma estrutura, sem toda uma verticalização que é importante”, disse Victor Godoy ao jornal A Praça.

Se implementado o curso, a formação se tornará pioneira da Rede Federal que hoje conta com 38 Institutos Federais, dois Cefets e o Colégio Pedro II, totalizando 661 campi por todo país. “Quando trabalhamos com educação, trabalhamos com sonhos. O curso é uma inovação – e tudo o que é novo assusta. Vimos que podia ser uma grande iniciativa. Temos que pensar grande, começar pequeno e andar rápido e o MEC avaliará o projeto”, discursou Victor.

O diretor-geral do campus Iguatu, Francisco Heber, reconhece a importância da assinatura do protocolo de intenções realizado por meio da visita ministerial à unidade. “Imaginamos que esse curso, dentro do escopo do projeto elaborado pela instituição, poderá fortalecer os cursos existentes, os nossos cursos de graduação e criar cursos técnicos que possam ser verticalizados”, afirma. Ele cita como exemplo de cursos que poderiam ser criados nesse plano, o técnico em Medicina Veterinária e técnico em Análises Clínicas.

Manifestação                                                       

Os manifestantes não tiveram acesso ao evento e foram barrados pela Polícia Militar. Eles exibiam faixas com frases como “Educação não é mercadoria”. Também gritaram “Fora, Bolsonaro”.

Em nota, o IFCE de Iguatu disse que o protesto realizado pelos estudantes foi pacífico e por uma “causa legítima”, após os recentes bloqueios no orçamento da Educação. “No entanto, O IFCE ressalta que toda a logística da visita do ministro da Educação ao campus Iguatu do IFCE foi organizada pelo próprio Ministério, sem interferência do Instituto, uma vez que uma visita dessa natureza segue ritos protocolares e de segurança do próprio Ministério”, escreveu a instituição.

Perguntado sobre as polêmicas envolvendo denúncia de corrupção no MEC com esquema que teria a participação do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, preso na quarta-feira, 22, pela Polícia Federal, o atual titular da pasta não quis responder aos questionamentos.

MAIS Notícias
Eletricista morre após sofrer descarga elétrica em Iguatu
Eletricista morre após sofrer descarga elétrica em Iguatu

Na terça-feira, 16, o eletricista Raimundo André, 35, perdeu a vida após sofrer uma forte descarga elétrica enquanto realizava um serviço em uma residência no bairro Veneza, em Iguatu. O acidente ocorreu enquanto André prestava seus serviços no imóvel. Ao tocar em um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *