Ainda pouca a procura por vacinação contra aftosa

07/11/2020

Criadores de rebanhos bovinos e bubalinos no Ceará têm até o dia 02 de dezembro para vacinar os animais na faixa etária de até 24 meses de vida, nesta segunda etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa. Em Iguatu, a procura pela vacina ainda tem sido pouca. “A campanha começou agora, na terça-feira, 03, normalmente a procura maior começa depois do dia 15, mas já estamos com produto em estoque para atender os produtores que irão vacinar os animais nessa etapa”, destacou o comerciante Jair Vítor, dono de uma loja de produtos agropecuários na Avenida Perimetral.

De acordo com a campanha, todos os animais com até vinte e quatro meses de vida, ou seja, dois anos, são obrigados a receber uma dose da vacina. A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus altamente contagioso. Diante dos riscos, a vacina é a forma mais eficiente de prevenção, concordam muitos produtores. “A gente vê que é uma maneira segura de manter nossos animais sadios. É tanto que faz tempo que a gente não tem conhecimento da doença por aqui. Eu participo da vacinação em todas as campanhas. Estou comprando as doses e vou vacinar meu rebanho, que é pequeno, semana que vem. Tenho só sete cabeças, vou vacinar quatro dois bezerros e um garrote”, explicou o produtor rural Francisco Ailton de Oliveira.

O núcleo da Adagri no Centro Sul atende cinco municípios –

Meta

A meta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho é vacinar cerca de 950 mil bovinos e bubalinos, nessa fase, o que corresponde a 40% do rebanho cearense. O núcleo da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – ADAGRI no Centro Sul atende cinco municípios. “A expectativa é alcançar os bons índices obtidos na campanha passada, quando ultrapassamos a meta mínima de 90% em quase todos os municípios, somente Iguatu que ficou com 89% do rebanho vacinado. É importante que os produtores participem da vacinação, declarem o rebanho que foi imunizado. Além disso mesmo, aquele criador que não tem rebanho para vacinar nessa campanha deve atualizar cadastro junto à ADAGRI”, explicou a médica veterinária Vanessa Chaves.

A expectativa é de que em breve o Ceará pode ser considerado área livre de febre aftosa sem vacinação. Mas para isso as campanhas devem alcançar a meta mínima de vacinação de 90% de todo o rebanho, além dessa campanha, ano que vem tem mais uma campanha onde todo os animais deverão ser vacinados. Os criadores têm até dia cinco de janeiro de 2021 para fazer a declaração de vacinação dos animais. Por conta da pandemia, a recomendação é que a declaração seja realizada de forma virtual no portal do produtor, acessando a internet: www.adagri.ce.gov.br.

MAIS Notícias
Trussu atinge 52%, percentual menor que do mesmo período em 2023
Trussu atinge 52%, percentual menor que do mesmo período em 2023

O reservatório Carlos Roberto Costa “Trussu”, em Iguatu, atingiu nesta semana 52% de sua capacidade total, percentual ainda menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando estava com 55% de sua capacidade. O melhor percentual registrado em 2024 foi...

Setores debatem porto seco e terminal de cargas em Iguatu
Setores debatem porto seco e terminal de cargas em Iguatu

Movimentos universitários, setores empresariais e políticos da cidade de Iguatu se reuniram ao longo da semana para debater a possibilidade de instalação de um ‘porto seco’ e um ‘terminal de cargas’ na região. A Unific e o curso de Economia da URCA realizaram...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *