Caminhos para a prevenção do suicídio no Brasil

07/10/2023

Por Maria Gabriele Primeiro de Oliveira (Estudante)

De acordo com a antropóloga, historiadora e fundadora da Companhia das Letras. Lilia Katri, existe uma política de eufemismos ignorados e suavizados no Brasil. Acerca disso, os caminhos para a preservação do suicídio são um exemplo que se encaixa nessa teoria. Cabe citar também a lei 13.819 da Constituição Federal, que garante o acesso ao psicossocial, a informações e à sensibilização da sociedade promovendo ações midiáticas para a prevenção do suicídio.

Diante desse cenário, cerca de 800 mil pessoas se suicidam todos os anos no mundo, sendo 11 mil somente no Brasil. Os impactos da infância e adolescência sem cuidados necessários dão resultados em uma vida adulta conturbada de problemas, sem nem imaginarem que se trata do bem-estar psicológico. Inclusive, o debate sobre saúde mental, apesar de ser muito falado, é pouco trabalhado hoje em dia.

Ademais, nos últimos quatro anos a piora com prontidão ocorreu decorrente a pandemia de covid-19, pois a quarentena obrigava a permanência dentro de suas casas. Com isso, foram também obrigados a enfrentar problemas pessoais que antes eram evitados, impactando transtornos mentais.

Portanto, os caminhos para a preservação do suicídio advêm de uma vida regrada e estabilizada com momentos de lazer e o acompanhamento de psiquiatras. Logo, cabe ao governo disponibilizar consultas com mais eficiência e urgência. É de responsabilidade governamental também direcionar fundos monetários para os meios televisivos com campanhas e projetos sobre a importância da saúde mental no cotidiano, com o fito de comprovar que depressão e ansiedade não são ‘mimimi’. Feito isso, será dada a devida atenção e s prevenção ao suicídio no país deixará de ser um exemplo da política da Lília Katri.

*Texto produzido na Oficina de Redação do professor José Roberto Duarte

 

DESTAQUE

Os impactos da infância e adolescência sem cuidados necessários dão resultados em uma vida adulta conturbada de problemas, sem nem imaginarem que se trata do bem-estar psicológico. Inclusive, o debate sobre saúde mental, apesar de ser muito falado, é pouco trabalhado hoje em dia.

MAIS Notícias
É possível comprar um imóvel no céu?
É possível comprar um imóvel no céu?

Não é de hoje que algumas pessoas têm oferecido um terreno no céu, como uma proposta de transação imobiliária para entrar no ambiente celeste. Na realidade a resposta para a pergunta que intitula essa coluna é um NÃO literalmente MAIÚSCULO. O direito civil brasileiro...

E ela se foi pra nunca mais voltar!
E ela se foi pra nunca mais voltar!

Quando, na sua mocidade, o compositor cearense Evaldo Gouveia buscava a sorte no Rio de Janeiro, ele conheceu um pernambucano chamado Manoel Araújo, que era dono de um restaurante, localizado no bairro do Lema, chamado Cabeça Chata. Manelzinho, como era conhecido o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *