Grupo de atletas corredores de Iguatu faz história em competições fora do município

25/06/2022

Correr para eles deixou de ser apenas um hobby.

Correr em busca de mais saúde, lazer e qualidade de vida ganhou força quando um grupo de atletas-corredores de Iguatu descobriu que pode ir muito além dos treinos leves de ocasião. Correr, no âmbito filosófico, também tem suas teses: talvez a mais defendida é que correr pode frear um monte de coisas; envelhecer precocemente, prevenir doenças, fugir do ostracismo, sair da rotina, melhorar o humor, melhorar desempenhos pessoais, buscar sentidos de vida, interagir socialmente e diversas formas de lazer e diversão. É tão prazeroso que quem adere a prática de corridas, seja em que modalidade for, não quer mais sair.

Nossos atletas amadores estão fazendo história participando de eventos de atletismo em municípios fora de Iguatu. Parece uma descoberta nova a cada passada, cada linha cruzada, cada medalha conquistada, ou cada pódio. É importante ressaltar que o grupo é bastante heterogêneo, são pessoas de ambos os sexos, idades variadas, profissões distintas, jovens, gente de meia idade, e até idosos.

Quando o atleta corre, o corpo fala, cada um na sua linguagem específica. Pede para parar ou acelerar, ir devagar, diminuir, hidratar, descansar. Cada atleta tem seu ritmo, um tem biótipo de um jeito, outro tem outras características fisiológicas e, assim, eles vão se misturando e formando um grande conjunto de força muscular correndo por prazer, por amor, por lazer, por aventura ou simplesmente por correr.

Nos últimos 45 dias, entre maio e junho, este grupo de atletas-corredores já esteve em eventos organizados no Cariri, na localidade de Jamacaru, município de Missão Velha, em Icó, Cedro, Saboeiro, e já se articula para a maratona comemorativa do aniversário do município de Campos Sales, no dia 25 de julho. Nossos atletas correm também por paixão. Para eles não importa prêmio, nem troféu, nem medalha. A maior compensação é cruzar a linha de chegada, o resto é resultado.

Descobertas

Fábio George, um iguatuense que se apaixonou pela prática de corrida de rua, virou voluntário no grupo. Vez por outra lá está ele ajudando nas inscrições dos atletas e até articulando o transporte para as viagens. O grupo é coeso e divertido. Os atletas amadores descobriram que correr vai muito além de percorrer distâncias, superar o tempo do cronômetro ou subir no pódio. Para eles, construir amizades, dar gargalhadas nas viagens, se conhecer e compartilhar objetivos de vida e família é algo que não tem preço e está acima de qualquer competição. Para o grupo ‘Corre Iguatu’, estar nas competições fora do município requer um certo sacrifício, como treinar, acordar de madrugada para viajar até o destino da corrida, competir e retornar para casa. Mas quem se importa com isso? Eles não estão nem aí para essas pequenas coisas.

Mas vejamos o quanto correr faz bem ao corpo e a alma. Tem atleta-amador que já está nas chamadas ‘Trail Run’, que são provas totalmente diferentes das corridas de rua, em que o atleta precisa enfrentar muitos obstáculos; atravessar riachos, correr por dentro de plantações de milho, escalar subidas íngremes, estravas de terra e pedras, porém com algumas compensações como respirar o ar puro, isento de poluição e admirar as belas paisagens naturais de cada região.

Vencedores

Atletas que já venceram em competições fora de Iguatu e subiram no pódio: Maria Oneide, Roberto Vieira, Raimundo Alves da Silva (Noguerinha), Edicláudio de Almeida Araújo, Francisco Cláudio Araújo dos Anjos (Filho), Marcia Elândia Dantas de Oliveira, Kleber Bandeira, Robson Alves de Lima,

Raimundo Alves da Silva (Nogueirinha) é a mascote do grupo. Coorredor-nato, é aquele atleta visto como exemplo de força, disposição e entusiasmo. Muitos corredores mais jovens têm ele como fator de inspiração e motivação.

Em 05 de junho, o grupo participou da Corrida do Dia Internacional da Mulher, em Cedro. No dia 19 de junho, Corrida Star Fitness, Saboeiro, antes, em 20 de maio, os atletas correram em Jamacaru (distrito de Missão Velha), e no dia 29 de maio, 1ª Corrida do Atleta Alex, em Icó.

Francisco Edicláudio de Almeida Araújo foi o 2° colocado na prova de 30km, etapa de Jamacaru. Também em Jamacaru, Robson Alves de Lima foi o 2º colocado na prova de 14km. Kleber Bandeira, especialista em corridas Trail Run, foi o 1° colocado em Jamacaru na categoria 40 a 49 anos, percurso de 30km. Francisco Cláudio Araújo dos Anjos (Filho), foi o 2º lugar geral na corrida de Jamacaru, prova dos 14km. Em Saboeiro, o atleta Filho foi o 2º novamente na prova dos 10km, resultado que ele repetiu em Icó e Cedro. Raimundo Alves da Silva (Nogueirinha) foi o 3º lugar geral na maratona de Icó, na categoria acima de 60 anos. Também em Jamacaru, Marcia Elândia Dantas de Oliveira, venceu o 3º lugar geral na modalidade de 30km. Em Jamacaru, o atleta Roberto Vieira ficou em 1º lugar na categoria acima de 50 anos.

Cangaceiro homenageado

Na primeira Corrida do Atleta Alex, no dia 29 de maio na cidade de Icó, o atleta Francisco Ricardo (Cangaceiro) foi homenageado com uma comenda, um troféu comemorativo pelos 21 anos da participação do inusitado ‘Cangaceiro’, em inúmeras competições de atletismo pelo Brasil afora, inclusive eventos esportivos e sociais, aqui na região e no Ceará.

O atleta Alex, organizador da competição em Icó, afirmou que a homenagem foi também uma forma de agradecer e reconhecer em Francisco Ricardo a grandeza, como atleta, e a criatividade pelo personagem (Cangaceiro). Com particularidade, Francisco Ricardo é dono de muitos méritos, já foi a mais de 15 maratonas de São Silvestre e, para o espanto de muitos, consegue fazer todo o percurso de 15 quilômetros carregando sua indumentária que pesa mais de 20 quilos, incluindo os acessórios.

MAIS Notícias
Alunas da FECLI lançam coletânea “Interioranas”
Alunas da FECLI lançam coletânea “Interioranas”

O lançamento da obra “Interioranas – Escritos sobre Literatura”, que conta com textos escritos por alunas da Faculdade de Ciências e Letras - FECLI/ Campus da UECE em Iguatu, aconteceu na noite da quarta-feira, 24, dentro da programação da Semana de Letras. O material...

Sesc inaugura Museu Orgânico Ana da Rabeca
Sesc inaugura Museu Orgânico Ana da Rabeca

Acredita-se que a rabeca, um instrumento de corda e arco, precursor do violino, seja de origem árabe, e que chegou ao Brasil por meio dos portugueses e espanhóis. Menos refinado em comparação ao violino, a rabeca se popularizou no nordeste brasileiro e foi o primeiro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *