Jovem atleta iguatuense conta experiência que viveu na Eurocup

28/01/2023

O atleta iguatuense Carlos Elias de Assis, 13, chegou recentemente da Holanda onde participou da EuroCup Delfzijl. O jovem atleta integrou a delegação do Fortaleza Esporte Clube, que representou o Brasil na competição internacional.

Em conversa com nossa reportagem, o jogador contou como foi a experiência vivida nesse início de carreira, jogando atualmente na categoria de base do Fortaleza, onde vem se destacando. “Quando iniciou no Fortaleza a seletiva para ir para Europa, eu inicialmente não me interessei, porque achava que não era para mim. Mas, depois recebi o comunicado que tinha sido selecionado para ir à Europa. Conversei com meu pai. Recebi o apoio do time e da família. Foi uma experiência muito boa. Só não esperava ir para Europa, assim tão cedo”, comentou.

Segundo Elias, que viajou pela primeira vez de avião e logo para tão longe, foi muito gratificante. “Andei pela primeira vez de avião. Inicialmente, deu um friozinho na barriga, mas fizemos uma excelente viagem, tanto ida e volta. Agradeço a Deus por termos ido e voltado em paz. Fomos bem recebidos, bem acolhidos na Europa. Só não gostei das comidas, prefiro a nossa mesmo do Brasil. Mas, tirando isso, foi muito bom. Ter vivido, ter respirado o ar da Europa foi enriquecedor para mim”, contou, ressaltando os costumes que conheceu. “Lá tudo muito organizado, não vi lixo nas ruas, casas bem feitas. Tudo bem diferente do Brasil. A cultura, a comida, os costumes. O que eu senti foi que os holandeses gostam de ver o futebol do Brasil, ver a ginga brasileira. Foi muito boa essa experiência”.

Encantamento e otimismo

Elias avaliou a temporada e destacou a importância de aproveitar as oportunidades. “Infelizmente, terminamos nas quartas, mas o que vivemos vai agregar muito no meu futuro como atleta. Estou só há seis meses no Fortaleza, e logo viajei para fora do Brasil. Não esperava sair tão cedo para Europa. Mas tivemos um bom desempenho. A competição lá é de muita força. A bola não sai do campo. São 4 nas linhas e a bola não sai. Você pode usar a parede para jogar. É um jogo de muita intensidade, muita força. Muito raciocínio rápido também. Apesar de tudo, fomos bem na competição. Caímos nas quartas, mas só em ter ido, representado o Fortaleza, minha cidade, o Brasil foi muito bom”.

Encantado e otimista, Elias sonha em voltar para Europa mais adiante como jogador profissional. “Fiquei muito encantado com o país, com as pessoas. Só tenho a agradecer e bola pra frente. Foi a primeira vez, de muitas que vou fazer. Pra onde for, vou levar o Iguatu, o Brasil comigo. Sempre com ousadia e alegria. Se Deus quiser vou chegar nos meus objetivos”, concluiu o atleta.

Ronaldo Assis, pai de Elias, disse que o atleta já recebeu o convite para integrar o time de futsal do Fortaleza e que a expectativa é de ser contratado pelo clube ao completar 14 anos. “Ele já retornou aos treinamentos no Fortaleza. Recebeu o convite para jogar futsal. Já estão com mais viagens previstas aqui pelo Brasil. Estamos apoiando, tudo que for para agregar o crescimento dele, vamos apoiar. Se Deus quiser, no próximo ano ele vai assinar com o Fortaleza. Só temos que agradecer ao Cláudio, ao Alex Oliveira, empresário dele que não tem medido esforços nessa carreira para o nosso atleta. Deixar Deus abrir as portas”, destacou.

Primeiros passos

Carlos Elias nasceu em Iguatu. Morador do bairro Chapadinha, iniciou aos 6 anos de idade na Escolinha de Futebol do professor Cláudio Santos, que funciona no Clube Recreativo Iguatuense – CRI. Há seis meses integrando o time de base do Fortaleza, Elias projeta voltar para Europa como profissional para dar uma condição de vida melhor para família.

Elias deu os primeiros passos no futebol na Escolinha do Cláudio, aos 6 anos. Há seis passou a morar na capital, onde já conquistou diversas premiações, inclusive atleta destaque. O jovem vem se preparando na busca aliando a paixão pelo futebol aos estudos com o objetivo de tentar uma oportunidade no esporte de alto nível.

EuroCup

O Fortaleza foi um dos 12 clubes que participaram da EuroCup Delfzijl Sub-13, na cidade de Delfzijl, na Holanda. O Leãozinho comandado por William Júnior (Júnior Negão) encerrou a competição em 7° lugar, considerado uma boa campanha na competição. O PSV da Holanda foi o campeão desta edição.

 

 

MAIS Notícias
Iguatu tem semana com vitórias sobre Santa Cruz e Fortaleza
Iguatu tem semana com vitórias sobre Santa Cruz e Fortaleza

A Associação Desportiva Iguatu obteve duas vitórias nesta última semana em competições distintas. No domingo, 23, venceu o Santa Cruz (PE) no Morenão por 1 a 0 pela série D do Brasileiro. No feriado de quarta-feira, 26, venceu o Fortaleza por 2 a 1 pela Taça Fares...

Iguatu se classifica para fase seguinte da Taça Fares Lopes
Iguatu se classifica para fase seguinte da Taça Fares Lopes

O último compromisso no brasileirão série D neste ano acontece neste domingo, 23, às 18h. Sem chances de classificação, o Azulão tenta terminar da forma menos melancólica possível sua participação na competição diante do seu torcedor no estádio O Morenão, onde recebe...

Eliminado da Série D, Iguatu aposta fichas na Taça Fares Lopes
Eliminado da Série D, Iguatu aposta fichas na Taça Fares Lopes

Iguatu deu adeus à Série D do brasileiro. Matematicamente a equipe não tem mais chances de classificação a fase de mata mata. Com a derrota para o Pacajus-CE por 4x1 fora de casa e o complemento da rodada o time do Centro-Sul não tem mais chances de seguir na...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *