Marisa não respondeu, mas o Brasil sim!

26/04/2024

O ano era 1998 e a parceria entre Samuel Rosa e Nando Reis (e que parceria!) já estava estabelecida.

A coisa funcionava assim: o Samuel compunha as melodias e as enviava, numa fita cassete, para o Nando Reis escrever a letra.

Numa dessas transações poéticas, o Samuel fez a sua parte e pediu urgência ao Nando Reis porque a gravadora, a Sony Music, tinha prazo para a gravação do novo Álbum do Skank, o Siderado.

Acontece que o Nando tinha acabado de conhecer a Cassia Eller, e vivia aquele frenesi musical com a nova amiga; sem falar que ele também vinha muito ocupado trabalhando no projeto dos Titãs; estavam a gravar o Volume II, disco que deu sequência ao Acústico.

E assim o compromisso com o Samuel sempre ficava em segundo plano.

Enfim, chegou o dia de entregar a fita cassete, com letra e melodia, à gravadora; e, até então, nada.

Na noite anterior, até altas horas, o Nando Reis ficou na casa do baterista Renato Massa, em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, mostrando à Cassia Eller as músicas do seu caderno, onde a Cassia encontrou “All Star” e “O Segundo Sol”.

Ao chegar no hotel, pela madrugada, lembrou que tinha que entregar a música do Skank na manhã seguinte e aí entra a magia que move os corações dos poetas: Nando então vivia o fim do seu namoro com Marisa Monte e, encharcado de melancolia e arrependimento, pois ele pisara na bola com ela, repara, ali, no seu caderno, os versos, tão seus quanto dela, que ele, tantas vezes, lia-os para ela só pra saber o que ela achava e nunca obtinha resposta.

Então ele coloca o seu walkman no ouvido, tira a música com o seu violão e escreve, duma tacada só, esse pedido de perdão à Marisa Monte que conhecemos como Resposta.

Às 8h da manhã um funcionário da Sony vem pegar a fita cassete e leva para o estúdio onde o Samuel já estava esperando pra avaliar a canção e, quem sabe, gravar.

Gravou e não preciso falar mais nada né!

Resposta virou um clássico da música pop brasileira e foi gravada, além do Skank e do próprio Nando Reis, por ninguém mais ninguém menos do que Milton Nascimento.

Você sabia o que há por trás de Resposta?

Bom final de semana!

Kleyton Bandeira Cantor, compositor e pesquisador cultural

Kleyton Bandeira
Cantor, compositor e pesquisador cultural

MAIS Notícias
Mudança de lei traz segurança jurídica ao mercado imobiliário
Mudança de lei traz segurança jurídica ao mercado imobiliário

Todos nós conhecemos alguém ou já ouvimos falar de pessoas, que compraram um imóvel e tiveram a desagradável surpresa daquele imóvel sofrer uma execução por dívida do proprietário anterior. Em razão dessa situação tão corriqueira em nosso país, foi aprovada nova lei...

1928: quem matou Paulo Brasil? (Parte II)
1928: quem matou Paulo Brasil? (Parte II)

Por Naiara Leonardo....... As eleições que aconteceram em 1926 repercutiram em 1927 e 1928 com o assassinato não apenas de Paulo Brasil, mas ainda e primeiramente do delegado de polícia de Iguatu. Este, ao que parece, foi assassinado logo após a posse para prefeito do...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *