Observatório

26/03/2022

“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”.

Tiago 1:12

Redes sociais e Eleições

O YouTube anunciou a remoção de conteúdos com afirmações falsas sobre fraudes eleitorais e adulteração das urnas eletrônicas durante as eleições de 2018. Apesar da medida ser retroativa, a plataforma afirmou que durante o processo eleitoral de 2022 outros vídeos com teor desinformativo também poderão ser incluídos na política de remoção de conteúdos.

Ameaças à democracia

Um relatório do V-Dem Institute, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, posicionou o Brasil como um dos cinco países do mundo onde a democracia vem sofrendo os maiores abalos das últimas décadas. Os pesquisadores classificaram que o país passa por um processo de “autocratização”. O ministro do TSE, Edson Fachin, declarou em evento que o desrespeito às regras do jogo ameaça a liberdade e a democracia, que necessita de vigilância constante. O Instituto Igarapé mapeou mais de 1.550 ameaças cívicas durante 2021.

Grupo de trabalho do MEC apresenta orientações sobre nova versão do Enem

As questões abertas ou discursivas serão valorizadas no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os estudantes que fizerem cursos técnicos terão bonificações na hora de concorrer a vagas no ensino superior. O novo Enem será aplicado a partir de 2024. Segundo o MEC, as provas, que atualmente são compostas apenas pela redação e por perguntas objetivas de múltipla escolha, passarão a contar com outros formatos, como as chamadas questões abertas ou discursivas, nas quais o estudante escreve a resposta e não apenas seleciona uma opção.

Impactos da Pandemia no Ensino Fundamental

Apesar da pandemia e de uma queda de 7,1% das matrículas de 1º a 5º ano na rede privada de ensino, em 27% dos municípios brasileiros as escolas particulares ganharam alunos nesse segmento. Esse resultado positivo foi mais comum em municípios de pequeno porte (menos de 50 mil habitantes). Porém, dentre as principais cidades do país, duas cidades catarinenses se destacam. Em Florianópolis e Joinville a rede privada cresceu 2,5% e 1,9%, respectivamente, nos anos iniciais do ensino fundamental, entre os anos de 2020 e 2021. Considerando-se também as cidades com mais de 200 mil habitantes, merecem destaque os municípios paulistas de Carapicuíba (+10%) e Barueri (13%), além dos paraenses Marabá (+14%) e Parauapebas (+15%). Tais resultados foram bastante expressivos, especialmente se comparados às principais capitais, nas quais as perdas passaram dos 5%, como é o caso de São Paulo (-6,5%), Salvador (-11,4%), Fortaleza (-11,7%), Belo Horizonte (-6,2%) e Manaus (-9,2%).

A falta de letramento digital na educação dos brasileiros

A alfabetização digital é a habilidade de usar tecnologias para encontrar e transmitir informação. É ter as competências cognitivas e técnicas para navegar no ambiente digital de forma segura e ágil, sabendo analisar e criar conteúdo encontrado neste espaço. Em 2021, uma pesquisa da The Economist e do Facebook mostrou que o Brasil ocupa a 36ª posição no ranking global de inclusão digital. A lista avalia o acesso de um país à internet considerando disponibilidade, preços, relevância e capacidade de uso das pessoas, que mede o nível de educação e preparação para usar a Internet. O alarmante é que o que mais prejudica o avanço da inclusão digital no Brasil é justamente essa última questão, assim como aceitação cultural e políticas de apoio.

Como uso excessivo de celular impacta cérebro da criança?

Uma pesquisa realizada com famílias brasileiras apontou que o uso de dispositivos eletrônicos diminuiu a capacidade de comunicação, de resolução de problemas e de sociabilidade de crianças de até 5 anos. E o problema não se limita à primeira infância – o contato excessivo com telas mexe com o cérebro de jovens, que ainda não está suficientemente amadurecido para controlar impulsos, fazer julgamentos, manter a atenção e tomar decisões.

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