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12/11/2022

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade”. 1 Timóteo 2:1-2

 

3 de cada 5 educadores pensaram em se afastar do trabalho após retorno das aulas

O número de profissionais de educação que pensou em se afastar do trabalho por problemas de saúde mental disparou este ano. Essa alta coincide com o retorno das aulas presenciais, depois de quase dois anos de escolas fechadas devido à pandemia de Covid-19. Os dados fazem parte de um novo levantamento realizado pelo Instituto Ame Sua Mente e pela Nova Escola, organização social que atua para apoiar professores da educação básica. No total, 34,6% dos entrevistados afirmaram que pensaram em se afastar do trabalho por questões de saúde mental. No ano passado, quando as atividades ainda estavam sendo realizadas majoritariamente de maneira online, o número tinha sido de 14,2%.

De cada 10 crianças em período de alfabetização, 3 apresentam dificuldades na leitura e escrita

De cada dez crianças em período de alfabetização nas escolas brasileiras, três apresentam dificuldades consideráveis na leitura e escrita de palavras simples. Os dados são do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) de 2021 e representam um aumento de 54% em relação ao índice de 2019. Os resultados refletem um cenário que já era esperado por especialistas em educação depois da pandemia de covid-19. Durante dois anos, os estudantes tiveram aulas de forma remota, o que no caso da alfabetização traz impactos coletivos e individuais no desenvolvimento escolar. É importante lembrar que Brasil foi o segundo país da América do Sul e o quarto do mundo que mais tempo manteve fechadas as escolas durante os dois anos e meio de pandemia, segundo relatório da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Faltam habilidades básicas a 66% dos jovens brasileiros: capacidade de reter e atrair talentos está estagnada

Quase 66% dos adolescentes brasileiros em idade de ingressar no ensino médio não possuíam, antes mesmo da pandemia, habilidades básicas nas áreas de leitura, ciência e matemática, como ler uma lista de compras ou realizar operações simples e explícitas. Os dados constam na pesquisa conduzida por Sarah Gust (ifo Institute), Eric Hanushek (Universidade de Stanford) e Ludger Woessmann (Universidade de Munique), que englobou 159 países que correspondem a 98% da população mundial e 99% do PIB global. De acordo com o estudo, o Brasil está entre os 101 países em que mais da metade dos adolescentes não atinge competências básicas, ficando atrás de países como Chile, Uruguai, Costa Rica, Peru, Colômbia e Argentina. Uma outra pesquisa mostra que o país está estagnado na capacidade de atrair, reter e formar talentos. Este ano, o Brasil ficou na 73ª posição em um ranking com 133 países no Índice de Competitividade Global de Talentos 2022.

Escolas particulares perdem quase 1 milhão de alunos entre 2019 e 2021

Em dois anos, as escolas particulares do Brasil perderam quase um milhão de alunos. O número representa uma queda de aproximadamente 10% nas matrículas dos colégios particulares entre 2019 e 2021. Os dados são do Censo Escolar 2021. De acordo com o levantamento, o segmento mais prejudicado foi a Educação Infantil. Neste período, cerca de 600 mil crianças saíram das instituições de ensino privado, sendo 298 mil na creche e 308 mil na pré-escola, uma queda de 21% e 25%, respectivamente. Já no Ensino Fundamental, os anos iniciais (do 1º ao 5º) das escolas privadas foram os mais afetados. Nesta etapa do ensino foi registrada uma queda de 265 mil alunos, o que representa uma perda de 9% do total das matrículas. Um outro estudo revela que mais de uma em cada dez meninas e meninos de 11 a 19 anos (11%) não estão frequentando a escola no país.

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