Observatório

29/05/2021

“Abre a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados”. Provérbios 31:8

Campus Humberto Teixeira – 6 anos

A instalação do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira em Iguatu é o maior acontecimento do presente século na região Centro-Sul. Inaugurado em 2015, abriga os campi da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, ligado à Universidade Estadual do Ceará-UECE, da Universidade Regional do Cariri-URCA, e o Centro de Ensino Tecnológico do Ceará- CENTEC.

O campus ocupa área nobre na cidade e sua arquitetura desperta os olhares pela estética e funcionalidade. O prédio servira por décadas à CIDAO – Companhia Industrial de Algodão e Óleo que gerou empregos, renda e riqueza à cidade e à região processando o “ouro branco”, que alavancou a nossa economia e possibilitou, com o advento da estrada de ferro, o desenvolvimento da cidade que hoje é destaque regional e nacional.

Com a chegada do ‘bicudo’, praga que devastou as plantações de algodão, Iguatu sofreu perdas e teve que buscar outras alternativas. No início do século XXI, a cidade despertou para o ensino superior que hoje impulsiona a educação, a cultura, a economia.

Mais de 2.000 alunos são beneficiados com os cursos ali oferecidos: Letras, Física, Matemática, Ciências Biológicas e Pedagogia (FECLI); Direito, Enfermagem, Educação Física e Ciências Econômicas (URCA); Informática – Web design, e Universidade Digital do Trabalho (CENTEC), além de outros cursos EAD.

Vários universitários vêm de cidades vizinhas e de outros estados, a maioria de origem humilde. Milhares já foram diplomados, muitos são os primeiros da família que concluíram o ensino superior, o que estampa a função política e social das instituições públicas instaladas no campus.

Iguatu está se tornando um polo universitário e o campus Humberto Teixeira é referência não só no ensino, pesquisa e extensão, pois suas dependências são palco para eventos diversos que integram a sociedade ao ambiente acadêmico.

O principal vetor de desenvolvimento local e regional deixou de ser o algodão e passou a ser o ensino superior. Em 20 anos, Iguatu triplicou a quantidade de cursos de nível superior ofertados por entidades públicas e privadas.

O desafio do campus Humberto Teixeira agora é ampliar a oferta de cursos, inclusive de pós-graduação (mestrado e doutorado) e a climatização das salas de aula.

Parabéns a todos, autoridades e anônimos, pela luta e pelas conquistas.

Viva o campus Humberto Teixeira!

Viva Iguatu!

MAIS Notícias
Observatório
Observatório

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1-2   Voto feminino completa 91...

Observatório
Observatório

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. 1 João 4:18   Municípios brasileiros receberam R$ 2 bilhões do FPM Municípios brasileiros receberam, nesta...

Observatório
Observatório

“Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça”. Salmos 3:3 Desafios do MEC O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que o foco da pasta será unir o país em um novo pacto para a alfabetização. Dados levantados pelo Pnad...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *