HMAA segue reta final para implantação de 10 leitos de UTIs

08/08/2020

O Hospital e Maternidade Dr. Agenor Araújo, (HMAA) “Casa de Saúde”, entidade filantrópica da cidade de Iguatu, deve iniciar os atendimentos pelas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na próxima terça-feira, 11. A unidade passou por ampliação do seu setor e recebeu os equipamentos do estado e deve ser mais um setor estratégico para o enfrentamento ao avanço da pandemia da Covid-19.

A unidade de saúde foi selecionada para receber 10 leitos de UTI que devem funcionar exclusivos para o tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. O setor foi construído onde funcionava a Farmácia Popular. A ampliação e modernização foi custeada através de emendas parlamentares. “Aguardamos no momento a chegada de insumos que tínhamos dificuldade para compra. Neste contexto de pandemia, o mercado de sedativos está escasso e não atende à demanda. Mas a programação é que passe a funcionar as UTIs nesta terça-feira”, afirmou Edeíza Ataliba, diretora do HMAA.

Covid-19

Iguatu contabilizou 2.058 infectados por coronavírus em última atualização nesta sexta-feira, 07, e 1.826 curados com um percentual de 88.7% de cura. A cidade tem ainda o registro de 53 óbitos com uma letalidade 2.6%. “Nos sentimos responsáveis para travar essa batalha. Daremos nossa contribuição pautados em critérios técnicos em saúde só assim daremos nosso suporte nos índices epidemiológicos do município”, avaliou Edeíza.

O Hospital e Maternidade Dr. Agenor Araújo, é uma entidade filantrópica da cidade de Iguatu – FOTO DIVULGAÇÃO

Habilitação e custeio

Os leitos serão regulados pelo estado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A corrida da direção da Casa de Saúde é pela habilitação do setor junto ao Ministério da Saúde que através da contrapartida do estado deve financiar o seu custeio. “Iremos funcionar nesse primeiro momento sem essa habilitação. E para que ela aconteça, está na responsabilidade da Secretária do Município proceder os trâmites burocráticos com a inserção das informações junto ao Ministério. Nós dependemos dessa urgência, pois não dispomos de recursos suficientes para mantermos muito tempo o setor”, disse Edeíza Ataliba.

Habilitação

Em contato com a pasta da saúde local, o secretário Georgy Xavier afirmou que a documentação chegou na quinta-feira, 06, para o cadastro junto a Plataforma Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil (CNES). “O protocolo cadastral foi feito. Mas o Ministério só passa a ‘enxergar’ quando os leitos começam a funcionar com sua regulação e inserção dos pacientes no ESUS-EV. Só assim a habilitação ocorre. O município não é responsável por acelerar ou atrasar a habilitação. Dou como exemplo o Hospital Regional e o São Vicente que só foram habilitados 45 dias depois do início do seu funcionamento”, disse Xavier.

MAIS Notícias
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois
Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois

  O 27º FETAC-Festival de Teatro Amador de Acopiara, será de 04 a 11 de Maio, um resgate do maior festival de teatro do interior, cuja última edição aconteceu em 2018             Considerado o maior festival de teatro amador do interior do Ceará, o Fetac, que já...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *