A Lenda do Frade de Pedra

25/06/2022

Luís Sucupira é repórter fotográfico, jornalista (MTE3951/CE) e escritor.

As fotos dessa matéria (Suelena Moreira, Robson Melo e Luís Sucupira) aconteceram entre 20 e 27 de setembro de 2015 e narram um passeio do Harley Owner Group – H.O.G – Fortaleza onde subimos a Serra de Itapajé em busca de uma estória – A Lenda do Frade de Pedra.

A impossível estória de amor entre um frade e uma moça nos motivou a levar o H.O.G. Fortaleza Chapter Brasil a subir a terceira mais alta montanha do Ceará, em Itapajé, para conhecer de perto um dos mais belos lugares do estado pouco conhecido dos cearenses.

A 125 quilômetros de Fortaleza, Itapajé é terra de Quintino Cunha – poeta, advogado, jornalista e boêmio, e também a terra da paçoca e do bordado. Mas é um monumento natural que chama a atenção de todos os que passam pela BR 222 que liga Fortaleza a Sobral.

Dois monólitos de pedra de 50 e 140 metros de altura, respectivamente, encravados a 900 metros acima do nível do mar chamam a atenção pela imponência. E foi para lá que 30 motociclistas juntamente com carros de apoio se dirigiram.

O empresário local Raimundo Magela, dono da pousada Itajavé, ainda reservou aos visitantes algo pouco comum entre motos e bicicletas. Foram as bicicletas que escoltaram as motos em um rápido city tour pela cidade onde à frente das motos estava um carro de som que narrava sobre a história da cidade. Dessa forma, rápida e divertida, conhecemos um pouco da história de Itapajé (em linguagem Tupi quer dizer Pedra do Curandeiro) sem precisar descer das motos.

Motos guardadas, um ônibus nos levou até a base da montanha e de lá em 4×4 tipo ‘pau-de-arara’ até a casa da montanha a 900 metros de altura. Junto com os ‘paus-de-arara’ subiram, também, o grupo de ciclistas da cidade. Lá em cima um farto almoço preparado com esmero e fartura pelo buffet da Churrascaria Brazão.

A Lenda do Frade de Pedra

Reza a lenda que um certo religioso despertou em uma jovem um amor proibido. O frade tentou de todas as formas fazê-la esquecer, no entanto suas tentativas foram em vão, pois cada dia a jovem se via mais apaixonada, e disposta a fazer qualquer coisa para conquistar o amado, a ponto de chegar um dia em que a moça abordou o frade, vestida com trajes de noiva, exigindo daquele um compromisso. O jovem assustado começou a fugir, no entanto a moça não desistira de seu príncipe encantado e começou a persegui-lo. Desesperado, o frade saiu sem destino, a caminho da serra, no meio do caminho caíra o véu da noiva, ali ficando abandonado.

No topo da serra, ao ver que não havia saída e a apaixonada não o deixaria seguir em paz, o frade rogou aos céus pedindo sua transformação em pedra para que não caísse no pecado, seu pedido fora atendido, e a jovem desesperadamente apaixonada sentou ao lado da estátua de pedra e aos prantos pediu que ali também ficasse, nas mesmas condições do amado, e também fora transformada em pedra, juntamente com todos os seus pertences, inclusive seu véu, que encontra-se logo acima da “curva do Samuel”, e o baú do frade, que encontra-se ao lado do monumento, dizem que dentro do baú há um tesouro, mas nunca ninguém ousou tentar encontrar.

Depois da foto oficial descemos para pegar a estrada de volta para casa com a certeza de ter conhecido um novo lugar e feito novos amigos. Tudo isso proporcionado pela magia de ser motociclista.

MAIS Notícias
Tribunal de Justiça afasta tabeliã de cartório em Quixelô
Tribunal de Justiça afasta tabeliã de cartório em Quixelô

    Essa semana uma decisão do Tribunal de Justiça do Ceará afastou por 90 dias a tabeliã do cartório de registro de imóveis e pessoas da cidade de Quixelô. De acordo com que foi vivenciado pelos usuários nos últimos meses, essa decisão já chega atrasada uma vez...

Fidelio
Fidelio

    Estava eu lendo o livro que estou lendo, Dr. Fauso, de Thomas Mann, e me deparei com Fidelio. E como não sei passar por um parágrafo sem compreendê-lo em sua plenitude (ou pelo menos na minha), fui pesquisar. Fiquei tão encantado e emocionado com o que...

Prefeitura inicia obras de recuperação de vias urbanas
Prefeitura inicia obras de recuperação de vias urbanas

Essa semana o nosso gestor municipal informou o início de obras, com o fim específico de melhorias na malha urbana da cidade de Iguatu. A recuperação das vias é uma demanda urgentíssima em face da situação caótica que se encontra a cidade, de ruas com pavimentação...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *